agenda
Os dias de Sofia Leão
As propostas culturais da compositora e intérprete para a semana
Sofia Leão é uma das 18 propostas musicais do Misty Fest, que tem início esta semana de norte e sul do país. A poucos dias de subir ao palco da Sala Bernardo Sassetti do Teatro São Luiz, desafiámos a compositora e intérprete a desvendar-nos as suas escolhas culturais para esta semana.
A jovem cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora tem 18 anos e contava apenas 13 quando gravou pela primeira vez com o seu pai, Rodrigo Leão. Sofia Leão traz na sua ainda curta bagagem o disco de estreia, Mar, feito de 12 canções desenhadas ao piano, acrescentadas de voz, cordas e eletrónicas. A ocasião para a ouvir tem lugar no Teatro São Luiz Teatro Municipal, na próxima quinta-feira, 13 de novembro.
Seguem-se as escolhas de Sofia…

Gustavo Santaolalla
Na Aula Magna
“No dia 10 de novembro, no âmbito do festival Misty Fest, Gustavo Santaolalla estará na Aula Magna às 21 horas com o seu belo ronroco. Não conheço quase nada do seu trabalho, mas o pouco que ouvi faz-me querer explorar mais e acho que pode ser uma boa oportunidade para o conhecermos melhor e desligarmos um pouco da correria do dia a dia.”
Auto da Feira
Peça de Gil Vicente
Brevemente no Teatro Cinearte/ A Barraca
“Infelizmente não leio muito. Ultimamente tenho aprofundado a obra de Gil Vicente Auto da Feira, para a levar a cena no mês de janeiro no Teatro A Barraca. Vi-me ‘forçada’ a ler esta obra, sem saber que ia gostar tanto dela. O texto aborda temas que se inserem perfeitamente na atualidade, como a ganância, o desejo, a cobiça e a mentira.”

Triângulo da Tristeza
Filme de Ruben Östlund, 2022
Disponível em streaming na Filmin
“Uma sátira poderosa sobre as desigualdades sociais intrínsecas e sobre a futilidade e as aparências. O filme é desconfortável, provocador e, ao mesmo tempo, engraçado de uma forma absurda. Fez-me rir muito e também pensar e questionar os moldes da sociedade, que se organiza em torno do poder e do dinheiro, muitas vezes sem ter noção disso.”
Ethos
Disponível na Netflix
“Esta série turca marcou o meu verão. Com oito episódios, faz-nos refletir muito sobre crenças, não só religiosas como humanas, no geral, sobre tabus, romances, medos, morte, saúde mental, preconceitos. Os atores são extraordinários e os diálogos são tão realistas como intensos. A série tem uma pitada de humor que nos faz querer ficar a vê-la sem parar. Em dois dias consegui vê-la toda e ainda a revi com vários amigos e família.”