As antestreias da Festa do Cinema Francês

São 19 filmes para ver em antecipação na 22.ª edição do festival

As antestreias da Festa do Cinema Francês

A Festa do Cinema Francês celebra a 22.ª edição em nove cidades, passando por Lisboa entre 7 e 20 de outubro. A programação inclui uma retrospetiva de filmes de Jacqueline Audry, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, um programa centrado na obra da realizadora Mia Hansen-Løve e outro dedicado às novas vozes do cinema francês, um ciclo de cinema fantástico e as sessões Segunda Chance, que dão uma segunda oportunidade a filmes estreados durante a pandemia. Por fim, há ainda espaço para uma programação escolar e infantojuvenil. Em grande destaque estão, nada mais nada menos, do que 19 antestreias a demonstrar a vitalidade de uma das mais importantes cinematografias europeias.

Na abertura do evento é possível assistir a Eiffel (7 outubro, às 21h), filme biográfico de Martin Bourboulon, sobre o engenheiro Gustave Eiffel, protagonizado por Romain Duris que contracena com Emma Mackey (mais conhecida pelo seu papel na série da Netflix, Sex Education). A história segue Eiffel no auge da sua carreira, quando o governo Francês lhe pede que conceba para a Exposição Universal de Paris, de 1889, uma obra espetacular. Na mesma altura Eiffel reencontra o amor da sua juventude. Uma relação proibida que o inspira a transformar para sempre o horizonte de Paris.

Segue-se A Illha de Bergman (8 outubro, às 21h40), que integra o programa dedicado à obra de Mia Hansen-Løve. O filme, que teve estreia mundial no Festival de Cannes, centra-se num casal de cineastas americanos que se instala, em Fårö, a ilha sueca onde viveu Bergman, para escreverem os argumentos dos próximos filmes. Com o passar do tempo a fronteira ente realidade e ficção vai-se esbatendo.

Laurent Cantet que venceu, em 2018, a Palma de Ouro em Cannes com A Turma, marca presença na Festa com a antestreia do seu mais recente trabalho Arthur Rambo (9 outubro, às 19h). O filme é inspirado na histórica verídica de um jornalista e escritor de renome que vê a sua carreira destruída quando são reveladas as mensagens de ódio que escrevia online, sob um pseudónimo, antes de ser conhecido.

Um Triunfo (9 outubro, às 21h30) de Emmanuel Courcol, também baseado numa história real é outra das antestreias exibidas. O filme centra-se em Etienne, um ator desempregado que aceita o convite para dirigir uma oficina de teatro numa prisão, aí encontra um grupo improvável de prisioneiros com quem vai encenar a famosa peça de Samuel Beckett, À Espera de Godot.

Charllote Gainsbourg protagoniza Suzanna Andler (11 outubro, às 19h), que tem realização do veterano Benoît Jacquot. O filme, baseado na peça de Marguerite Duras (1968) acompanha uma mulher de meia-idade, oprimida por um casamento com um empresário rico e infiel, e que a certa altura tem de escolher entre aceitar a vida de casada, ou viver na companhia do seu jovem amante.

As comédias Fantasias (8 outubro, às 19h), dos irmãos Stéphane e David Foenkinos e Adeus Idiotas (16 outubro, às 19h), de Albert Dupontel são duas propostas para sair do cinema com boa disposição. No primeiro seis casais tentam explorar o lado oculto da sua vida íntima. No segundo uma mulher que descobre estar gravemente doente envolve-se num insano labirinto burocrático, para encontrar o filho que teve de abandonar aos 15 anos.

“Fantasias” de Stéphane e David Foenkinos

 

As Coisas que Dizemos as Coisas que Fazemos (13 outubro, às 18h20), de Emmanuel Mouret e Uma Paixão Simples (15 outubro, às 21h30), de Danielle Arbid são outras duas propostas que têm em comum o tema da paixão, da infidelidade, dos desencontros e encontros amorosos.

“Uma Paixão Simples” de Danielle Arbid

 

Para os mais jovens também há filmes em antestreia: A Fantástica Viagem de Margot e Marguerite (10 outubro, às 16h), de Pierre Coré, que conta a história de duas amigas de 12 anos que vivem em séculos diferentes, mas que se encontram graças a uma arca mágica que as transporta entre as duas eras; e Gagarine (17 outubro, às 18h), de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh, o filme segue Yuri, de 16 anos, que sempre viveu nas Torres Gagarine, um grande bairro social nos arredores de Paris e que sonha ser astronauta. Quando são divulgados planos para a demolição das torres, Yuri e os seus amigos embarcam numa missão para salvar a casa que se tornara na sua “nave espacial”.

“A Fantástica Viagem de Margo e Marguerite” de Pierre Coré

 

No encerramento da Festa é exibido A Voz do Amor (17 outubro, às 21h), de Valérie Lemercier, livremente inspirado na vida de Celine Dion. A realizadora, que é também protagonista no filme, marca presença no dia da antestreia no Cinema São Jorge.

Mais antestreias:

Herói em 30 Dias, de Tarek Boudali (10 outubro, às 19h)

#Estouaqui, de Eric Lartigau (11 outubro, às 21h40)

Caixa Negra, de Yann Gozlan (12 outubro, às 18h30)

Irmãs de Armas, de Caroline Fourest (12 outubro, às 21h40)

Delicioso, de Eric Besnard (14 outubro, às 21h20)

Sob as Estrelas de Paris, de Claus Drexel (15 outubro, às 19h)

Ilusões Perdidas, de Xavier Giannoli (16 outubro, às 21h30)

Programação integral aqui