agenda
Os dias de Inês Lopes Gonçalves
A radialista e apresentadora de televisão partilha as suas sugestões culturais para os próximos dias
A 1 de novembro, Inês Lopes Gonçalves assume as honras de dj no Baile Fantástico do LU.CA – Teatro Luís de Camões, uma festa onde bruxas, esqueletos e monstros variados dançam ao som da mesma música. Para esta semana, a antiga jornalista sugere uma peça de teatro, uma exposição, um disco e um espaço cultural.
Inês Lopes Gonçalves iniciou o seu percurso profissional na informação, como jornalista na Rádio Renascença, tendo depois passado pela Sport TV e pelo Canal Q, além de colaborar com publicações como a Time Out, Sábado e o semanário Expresso. Fez também rádio na Antena 3 e foi apresentadora do 5 Para a Meia-Noite, na RTP. Desde 2017, é uma das caras do Festival da Canção. Mais recentemente, foi anfitriã do talk show Traz Pr’á Frente, emitido na RTP e RTP Memória, ao lado de Júlio Isidro. Atualmente, integra a equipa d’As Três da Manhã, programa da Rádio Renascença que conduz com Ana Galvão e Joana Marques.
A 1 de novembro, Inês vai pôr os mais novos a dançar no meio de um teatro. Os bailes de Halloween do LU.CA são tardes especiais: a plateia é transformada numa pista de dança onde, mascarados ou não, a ordem é para abanar os esqueletos.
Na próxima semana, a 5, Inês sobe ao palco do Teatro Maria Matos em Coelho Branco, Coelho Vermelho, de Nassim Soleimanpour. Sem ensaios, sem encenador e com o texto guardado num envelope selado, o espetáculo oferece uma experiência única em cada apresentação, moldada pela forma como as palavras do autor ganham vida através de quem as lê em palco.
Coelho Branco, Coelho Vermelho
A 29 de outubro com Romeu Costa
Teatro Maria Matos
“Adorava poder dizer mais sobre esta peça do iraniano Nassim Soleimanpour, mas a premissa é de que ninguém sabe nada sobre ela até que aconteça – nem o próprio intérprete, que recebe o texto num envelope fechado imediatamente antes de subir a palco. Adoraria ir ver o Romeu Costa no dia 29 de outubro, mas estou proibida, porque vou ser um desses intérpretes.”
Vivienne Westwood: O Salto da Tigresa
Até 9 de novembro
Patente no MUDE
“Esta recomendação serve também como nota mental para não me esquecer de que esta exposição só fica até ao próximo dia 9 de novembro no Museu do Design (MUDE). São 50 peças que incluem não só roupa mas também acessórios, ilustrações, fotografias e livros de (Dame!) Vivienne Westwood, uma das criadoras mais punk da história e que mostrou como a moda pode ser intervenção, irreverência e política.”
Eu vou morrer de amor ou resistir
Novo álbum de Carminho
“Há artistas que têm esta capacidade extraordinária de nos iluminar a estrada para o futuro e, no caso da Carminho, o feito é ainda mais extraordinário se pensarmos que continua a escrever, com modernidade, as páginas de uma história com tantos anos, como é o fado. Um disco de uma beleza, profundidade e honestidade sem par.”
Casa Capitão
“A Casa Capitão salvou a minha pandemia e depois de algum tempo fechada reabriu recentemente com grande fulgor, programação muitíssimo diversificada e para todas as idades e com horários muito amigos da família. Esta semana destacaria o concerto de Saul Williams & Carlos Niño + Alice Neto Sousa (31 de outubro), Mazela (1 de novembro) e Índio da Cuíca (6 de novembro).”