música
Rui Veloso ainda canta o amor
Festival Montepio Às Vezes o Amor passa por Lisboa
O “festival mais amoroso do País” está de regresso e, nesta 10.ª edição, leva espetáculos a 15 cidades. Em Lisboa, o concerto especial está a cargo do músico Rui Veloso. O consagrado intérprete de A Paixão (segundo Nicolau da Viola) e Já não há canções de amor sobe ao palco do Sagres Campo Pequeno a 17 de fevereiro para cantar as canções de amor que marcaram a sua carreira.
Afinal, ainda há canções de amor como havia antigamente, ao contrário do que cantava Rui Veloso num tema de grande sucesso de 1995. E, para o provar, o Festival Montepio Às Vezes o Amor propõe-se celebrar o Dia dos Namorados com concertos que prometem espalhar o amor por 15 cidades, entre os dias 14 e 17 de fevereiro.
No ano passado, o festival apresentou, pela primeira vez, um conceito único, As Canções de Amor. Foi Jorge Palma o músico e compositor que aceitou o desafio de cantar as músicas de amor que marcaram a sua vida. Em 2024, será, precisamente, Rui Veloso a pensar num alinhamento único para o espetáculo que sobe ao palco do Sagres Campo Pequeno a 17 de fevereiro.
“Estou a preparar um repertório um pouco diferente. Vou cantar algumas das canções que costumo cantar, mas focar o alinhamento em canções ligadas ao amor e ao desamor. Porque, afinal, o que seria um sem o outro”, avança o artista. Para este concerto, o músico contará com uma convidada especial: “A Maro, de quem gosto muito, vai subir ao palco comigo. Ainda não escolhemos o que vamos cantar, mas, provavelmente, cantaremos uma canção dela e duas minhas.”
Para Luís Pardelha, da Produtores Associados, a principal ambição do evento é “construir um festival que consiga ir a mais sítios e ser realmente nacional, ir a cidades que nunca fomos e continuar a encher salas por lá”. “Esta descentralização é, também, uma forma de serviço público, de levar a cultura a cidades que, muitas vezes, ficam fora do programa ou das agendas de alguns artistas”, acrescenta.
Ana Bacalhau, Buba Espinho, Carolina de Deus e Ivandro estreiam-se nesta 10.ª edição, com concertos em Castelo Branco (dia 14), Lagoa (dias 14 e 15), Leiria (dia 14) e Braga (dia 14), respetivamente. Ainda no Dia dos Namorados, David Fonseca atua em Sintra, os GNR em Santa Maria da Feira, Jorge Palma em Aveiro, The Gift em Setúbal e Rui Veloso no Porto. A 16 de fevereiro, João Pedro Pais vai a Vila do Conde e, a 17, Gisela João e Justin Stanton apresentam-se nas Caldas da Rainha, os GNR sobem ao palco em Amarante, Jorge Palma no Peso da Régua, Raquel Tavares em Torras Novas e João Pedro Pais volta a tocar em Vila do Conde.