Lojas solidárias para o presente perfeito

Quatro espaços onde doar ou comprar são o presente certo neste Natal

Lojas solidárias para o presente perfeito

No Natal, época em que tanto se fala em partilha, as compras e os presentes são parte das festividades. Sugerimos, por isso, quatro lojas que têm como principal objetivo ajudar quem mais precisa. São quatro espaços onde é possível encontrar quase tudo e que possibilitam, às associações por detrás destas lojas, ajudar ou mudar a vida de muitas pessoas.

Através da reciclagem e reutilização dos diversos artigos promove-se também a sustentabilidade ambiental e garante-se ainda que famílias economicamente desfavorecidas tenham acesso a uma grande variedade de bens. Fazer uma doação ou uma compra nas lojas solidárias é o presente perfeito neste Natal.

Dona Ajuda – Loja social

A Boa Vizinhança nasceu da vontade de “umas vizinhas” ajudarem a comunidade. Hoje, a Boa Vizinhança é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que desenvolve e apoia projetos nas áreas social, ambiental e cultural e apresenta-se como Dona Ajuda em todos os projetos que está envolvida. A loja social é um deles.

O espaço está dividido por secções: senhora, homem, criança e decoração. Aceitam-se todo o tipo de doações: roupa, sapatos, livros, jogos, artigos de decoração, pequenos eletrodomésticos que se encontrem em bom estado, para poderem ter uma segunda vida.

O valor da venda serve para ajudar quem mais precisa, através do pagamento de bens e serviços necessários, para instituições ou indivíduos necessitados.

Rua Alexandre Herculano 64, Mercado do Rato | seg a sáb: 11h-19h | donaajuda.pt

.

Loja solidária Associação Reto à Esperança

A Reto à Esperança é uma associação sem fins lucrativos que está presente em Lisboa e no Porto. A sua missão é ajudar pessoas com problemas de toxicodependência, alcoolismo e marginalidade.

As várias lojas comercializam uma grande diversidade de artigos: mobiliário, roupa, decoração, eletrodomésticos. Todas as doações são bem-vindas e caso seja necessário a associação faz recolha gratuita ao domicílio. O que não se aproveita para comercializar é enviado para reciclagem.

O lema é: “Não deite nada útil fora (sucata, roupas, alimentos, material para construção, eletrodomésticos, etc.)”. Porque até o que parece não servir pode transformar-se em receita que é utilizada para os vários programas de ajuda que a associação promove.

Rua Padre Francisco Alvares, 1C | ter a sex: 9h30-13h e 15h30-19h, sáb: 9h30-13h | associacaoreto.pt

.

Livraria Solidária

A primeira Livraria Solidária inaugurou em 2018, na Avenida do Colégio Militar, em Carnide, com o objetivo de promover a democratização do acesso ao livro e impulsionar hábitos de leitura.

Este é um espaço que serve a comunidade e que vive sobretudo de doações particulares. Qualquer pessoa pode doar livros, sejam eles novos ou usados, e o valor simbólico a que são vendidos, entre um e cinco euros, reverte na totalidade a favor de iniciativas culturais desenvolvidas pela Boutique da Cultura.

São aceites todo o tipo de livros, exceto manuais escolares, dicionários, enciclopédias, livros técnicos e livros em língua estrangeira. Os livros podem ser entregues, sem marcação prévia, na livraria dentro do horário de funcionamento.

Espaço Boutique da Cultura, Av. Colégio Militar, em frente da Rua Adelaide Cabete | seg a sex: 9h30-13h e 14h30-19h | boutiquedacultura.org

.

Loja solidária Partilha Constante/ Remar

A Associação Partilha Constante e a Associação Remar são duas organizações não governamentais (ONG) presentes em Portugal e internacionalmente que trabalham para ajudar pessoas desfavorecidas, sem recursos e que têm como objetivo combater a pobreza, a exclusão social e promover a justiça. As duas ONG celebraram um protocolo de cooperação permitindo o trabalho conjunto em diversas frentes. As lojas solidárias são um dos exemplos desta colaboração e uma resposta social de grande importância.

Através da reciclagem e reutilização de bens diversos, as lojas promovem a sustentabilidade ambiental e garantem que as famílias economicamente desfavorecidas tenham acesso a bens essenciais. As doações permitem o funcionamento destes espaços e nesse sentido qualquer pessoa pode contribuir. Além disso, também recolhem bens ao domicílio.

As receitas são utilizadas no desenvolvimento de projetos de ajuda social e humanitária.

Rua Possidónio da Silva, 104 A-B | seg a sex: 9h-19, sáb: 9h-18h | partilhaconstante.org | remar.pt