A ‘Festa’ italiana em seis filmes imperdíveis

As sugestões de Stefano Savio, diretor artístico da Festa do Cinema Italiano

A ‘Festa’ italiana em seis filmes imperdíveis

A 16.ª edição da Festa do Cinema Italiano acontece, em Lisboa, entre 29 de março e 6 de abril. A Agenda Cultural de Lisboa desafiou o diretor artístico, Stefano Savio, a destacar seis filmes que não podem deixar de ser vistos.

 

 

A Festa do Cinema Italiano prolonga-se até julho, em mais de 20 cidades portuguesas, com a exibição de cerca de 50 filmes. Na capital o programa inclui várias antestreias e sessões especiais, uma retrospetiva que homenageia o realizador Elio Petri, uma exposição fotográfica de Luigi Ghirri, no Centro Cultural de Belém, e um espetáculo com Toni Servillo, ator e diretor teatral, no Teatro Maria Matos. A gastronomia continua também a fazer parte do evento com o habitual cine-jantar e a Rota dos Sabores.

As propostas de Stefano Savio

L’immensità – Por Amor
De Emanuele Crialese, Itália, França, 2020, 94′


Penélope Cruz a cantar em italiano Raffaella Carrà é, provavelmente, um dos melhores arranques que a Festa teve nos últimos anos. Emanuele Crialese regressa ao grande ecrã num personalíssimo e nostálgico coming of age que cruza com coragem e feminilidade, sexualidade e maternidade.

As Oito Montanhas
De Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, Itália, Bélgica, França, 2022, 147′

A partir do best-seller de Paolo Cognetti, uma história de amizade masculina, tendo como pano de fundo os espetaculares Alpes, às vezes um lugar de conforto, outras de solidão e ameaça. Luca Marinelli e Alessandro Borghi interpretam um conto inédito e intemporal que recebeu o Prémio do Júri no último Festival de Cannes.

Corro da te
De Roberto Milani, Itália, 2022, 113′

É possível fazer rir sobre a deficiência motora? Sim, se tivermos a sensibilidade e o equilíbrio de Milani e a veia cómica de Pierfrancesco Favino. Esta é, provavelmente, a comédia mais divertida da Festa.

Sergio Leone – L’italiano che inventò l’America
De Francesco Zippel, Itália, 2022, 107′

Depois do documentário sobre o Ennio Morricone, tinha que haver espaço na Festa para o mais fiel companheiro do Maestro, Sergio Leone. Talvez Leone tenha sido o realizador italiano que mais conseguiu influenciar o cinema americano.

La decima vittima
De Elio Petri, Itália, França, 1965, 92′

Ursula Andress à caça de Marcello Mastroianni numa distópica fantasia, que cruza surrealismo e cultura pop, com uma mordaz crítica social. Um dos destaques da imperdível retrospetiva que a Cinemateca Portuguesa dedica ao cineasta Elio Petri, um dos tesouros mais bem guardados do cinema italiano.

L’uomo in più
De Paolo Sorrentino

O primeiro filme de Sorrentino (muitos dizem que é um dos seus melhores) marca também o reconhecimento fora do mundo do teatro daquele que se tornará o ator mais representativo do cinema italiano dos últimos 20 anos, Toni Servillo. Uma sessão única com a presença do próprio ator!