agenda
Os dias de Monday
A cantora faz as suas sugestões para esta semana

Catarina Falcão - mais conhecida como Monday – é uma das vozes mais marcantes do panorama alternativo nacional. Na semana que antecede o seu concerto na Sala LISA, a 24 de maio, a artista partilha as suas sugestões culturais.
Ganhou visibilidade nas Golden Slumbers (projeto que tem a meias com a irmã, Margarida, desde 2014), e tem colaborado com artistas como JP Simões, Marinho ou Samuel Úria. Em 2018, estreou-se nos discos a solo com One e, dois anos depois, lançou o EP Room for all. Em maio de 2024, Monday regressou aos álbuns com Underwater, feels like eternity. Um ano após esse lançamento, Cat (como é tratada no meio artístico) inicia uma digressão por salas intimistas. Em Lisboa, apresenta-se na Sala LISA, o cenário perfeito para mostrar, ao vivo, as suas canções melancólicas, que navegam por sonoridades entre a pop e a folk. As letras de Underwater, feels like eternity refletem sobre autoconhecimento, aprendizagem e alguma nostalgia. Um trabalho “profundamente íntimo, construído ao longo de quase dois anos e algumas lágrimas”.
Wolf Manhattan
16 de maio, às 21h30
Galeria Zé dos Bois
Monday sugere o espetáculo que Wolf Manhattan leva à ZDB no dia 16. Wolf Manhattan é uma criação de João Vieira (conhecido por projetos como White Haus ou X-Wife), uma persona folk-punk-garage que o compositor e produtor portuense criou durante a pandemia. Trata-se de um personagem que se desdobra em múltiplas facetas, tendo o primeiro disco, homónimo, saído em 2022, num formato que incluía também um livro e um jogo de tabuleiro. O segundo álbum, Real Life Is Overrated, foi editado o ano passado e é agora apresentado ao vivo num concerto que conta com a participação da própria Monday, que também colabora no disco, na canção Smoke Machine. “Escolhi este concerto porque gosto muito da música de Wolf Manhattan e porque vou participar [risos]”.
On Earth We’re Briefly Gorgeous
Livro de Ocean Vuong
“Recomendo muito o último livro que li, On Earth We’re Briefly Gorgeous, do escritor e poeta americano e vietnamita Ocean Vuong”. Autor da coletânea de poesia Night Sky with Exit Wounds, que recebeu vários prémios, Ocean Vuong publica regularmente em jornais e revistas como The Atlantic, Harper’s, The New Yorker ou The New York Times. Com edição portuguesa da Relógio d’Água, o livro recomendado por Monday foi publicado no nosso país com o título Na Terra Somos Brevemente Magníficos. Trata-se de uma carta de um filho à mãe que não sabe ler, e evoca o passado de uma família cuja história tem como epicentro o Vietname. “Este é o primeiro romance de Ocean Vuong, e é mesmo bonito, arrebatou-me”.
Entre os vossos dentes, obras de Paula Rego e Adriana Varejão
Até 22 de setembro
CAM – Centro de Arte Moderna da Gulbenkian
A última escolha recai sobre a exposição Entre os vossos dentes, que reúne obras de Paula Rego (Lisboa, 1935 – Londres, 2022) e Adriana Varejão (Rio de Janeiro, 1964), duas artistas de diferentes gerações (e continentes). A mostra inclui 80 obras de ambas, dispostas em 13 salas temáticas cenografadas por Daniela Thomas. “Escolhi esta exposição porque gosto muito do trabalho da Paula Rego. Quando era miúda, a pintura dela fazia-me impressão de um modo visceral, mas, à medida que fui crescendo, passei a identificar-me com as mensagens que ela passa de forma tão agressiva. Estou com muita curiosidade em visitar esta exposição”.