Os dias de Tiago Torres da Silva

A agenda cultural da semana do autor e encenador de "Do Outro Lado do Muro"

Os dias de Tiago Torres da Silva

As escolhas culturais do multifacetado Tiago Torres da Silva, na semana de estreia da sua mais recente criação no Teatro Variedades. Em Do outro lado do muro, o dramaturgo e encenador dirige Ricardo Carriço, Rita Ribeiro e Baltasar Marçal na comovente jornada de autodescoberta de um cantor que sofre um terrível acidente em palco.

Depois de ter refletido sobre a solidão em tempo de redes sociais com a peça Glory Hole, Tiago Torres da Silva está de volta ao teatro com o inédito Do outro lado do muro. A peça, que se estreia a 8 de maio no Variedades, conta a história de Rodrigo, um cantor de sucesso que durante um concerto sofre um grave acidente. Confrontado com a irreversibilidade da deficiência motora, o protagonista vai ter de se redescobrir, encontrando na mãe o seu maior suporte. O espetáculo conta com o apoio da Associação Salvador, entidade que promove a inclusão de pessoas com deficiência motora, fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003.

Tiago Torres da Silva é, além de premiado dramaturgo, encenador e escritor, um dos mais profícuos poetas e letristas de fado, tendo sido cantado por vozes tão notáveis como Carminho, Ana Sofia Varela, Ricardo Ribeiro e Camané. Também do outro lado do Atlântico, no Brasil, nomes como Maria Bethânia ou Ney Matogrosso já cantaram a sua poesia.

Moreno Veloso

Teatro Maria Matos, 7 de maio

O talentoso filho de Caetano Veloso apresenta-se mais uma vez em Portugal com a delicadeza e a alegria com que a sua voz doce nos brinda em todos os concertos. 

Eutanasiador

Teatro da Trindade, a partir de 8 de maio

Encenado por Diogo Infante, este texto de Paula Guimarães promete incomodar o público numa interpretação de Sérgio Praia que se prevê antológica.

Nani Medeiros

Fama d’Alfama, 9 de maio

A brasileira mais portuguesa que conheço e dona de um talento incrível apresenta o seu espetáculo onde transita pelo fado e pelo choro com a mesma naturalidade. Além disso, no Fama d’Alfama janta-se maravilhosamente.

Final do Amor

Teatro Meridional, a partir de 9 de maio

O texto de Pascal Rambert ganha encenação de Nuno Gonçalo Rodrigues e isso já é razão mais que suficiente para que eu não queira perder este espetáculo porque o Nuno é um artista que me inspira e incomoda.

Todos queremos uma casa para os Artistas Unidos.

Festival Indielisboa

Até 11 de maio

Na programação do Indielisboa não posso deixar de destacar o documentário Memórias do Teatro da Cornucópia [filme de Solveig Nordlund], no dia 11, às 18h30, na Culturgest. É como se estivessem a mostrar-me a minha juventude.