Diversão ao ouvido

Os podcasts também são para miúdos

Diversão ao ouvido

Quem disse que os podcasts são coisa de adulto? Pois fique a saber que os mais pequenos também podem tirar proveito destes conteúdos em formato áudio. Da narração de histórias aos programas de música, passando pela divulgação científica, os podcasts podem ser uma excelente companhia e uma boa forma de entreter os miúdos. Deixamos aqui algumas sugestões para ouvir por casa nestes tempos pandémicos.

P de Porquê

Nem sempre as conversas dos adultos são compreensíveis para as crianças. Por isso, o podcast P de Porquê, uma parceria do Público e da Rádio Miúdos, pretende descomplicar o dia a dia e a atualidade e responder a todas as perguntas que ficam por fazer. Entre os mais recentes disponíveis, encontram-se os episódios ‘Cada um deve ser livre para amar quem quiser’, onde os mini repórteres da Rádio Miúdos foram tentar descobrir mais sobre os desafios que a sociedade coloca às pessoas LGBTI; e ‘O Orçamento do Estado explicado aos miúdos (por miúdos)’, onde se pode ficar a saber mais sobre as contas que os políticos andam a fazer.

Só para Curiosos

Se a criançada aí de casa anda sempre de lupa ou de caderno na mão, se gosta de tudo o que é bicharoco e se passa a vida a fazer perguntas sobre tudo o que a rodeia, este é o programa ideal! Neste podcast, também promovido pela Rádio Miúdos, podem descobrir-se muitas curiosidades sobre o património animal e natural que nos rodeia. Os episódios disponíveis abordam várias temáticas, desde o lince ibérico às cegonhas, passando pelo pão, danças tradicionais e pinturas rupestres, entre muitos outros.

Filosofia é coisa para miúdos

Sabe o que é que os filósofos e as crianças têm em comum? A capacidade de maravilhar-se com o mundo! E porque a filosofia desenvolve o espírito crítico e a capacidade de verbalização de ideias e reforça a estrutura lógica do pensamento, nunca é tarde para começar. E não é preciso ser Aristóteles, Sócrates ou Platão para ouvir este podcast! Filosofia é coisa para miúdos é um espaço para perguntas e respostas, que pretende cultivar o espanto e o porquê. Em episódios como ‘Ajudar, o que é isso?’, ‘Novos começos’, ‘Perguntas para as quais já temos respostas’ ou ‘Ser crescido’, a filosofia é trocada por e para miúdos!

ZigZagZoo

Truz, truz! Há por aí amantes de animais? Então este podcast da Rádio ZigZag vai deixar os miúdos nas suas sete quintas. Aqui, é possível ficar a saber mais sobre os animais que vivem no Jardim Zoológico, tudo explicado por biólogos e tratadores. Em episódios com pouco mais de um minuto, descobre-se e aprofunda-se este maravilhoso mundo das espécies, respondendo a perguntas como ‘Só existem leões em África?’, ‘Todos os lagartos são iguais?’ ou ‘Quantas bossas tem um camelo?’.

Grandes Fitas

Ai o cinema, esse universo fantástico que faz viajar sem sair do lugar! Com o podcast Grandes Fitas, a Rádio ZigZag permite ir ao cinema sem sair de casa. Aqui, são contadas histórias sobre os filmes favoritos da pequenada, fala-se com atores e atribuem-se muitas pipocas aos filmes de que se gosta mais e menos pipocas aos filmes de que se não gosta assim tanto. Ah, e ainda há tempo para saber curiosidades sobre longas metragens de animação como Bora Lá, Divertidamente ou Madagáscar.

WWQuê???

Este é um podcast que aborda a temática da tecnologia, dos jogos, dos Youtubers e das apps, oferecendo sugestões para descobrir o mundo da internet de forma segura. Os episódios mais recentes sugerem aplicações como O Corpo Humano por Tinybop, onde é possível explorar um modelo funcional do corpo humano de forma animada e interativa e onde o coração bate, o estômago ronca, a pele sente e os olhos veem, e Skyview, onde não é preciso ser astronauta para encontrar estrelas e constelações no céu.