Xana Toc Toc

"As crianças são um público que amo de coração, são puras, verdadeiras e muito exigentes!"

Xana Toc Toc

A celebrar dez anos de uma carreira dedicada aos mais novos e com um novo álbum, O Melhor de Xana Toc Toc,  onde as crianças podem dançar e cantar ao som das suas músicas preferidas, Xana Abreu conta-nos como tem sido este percurso.

Celebra uma década de carreira. Qual é o maior desafio em trabalhar para miúdos?

Foram dez anos que parecem uma vida inteira, tal foi a intensidade com que vivi estes anos e todos os lugares maravilhosos que visitei e as pessoas incríveis que conheci à boleia deste projeto! Eu já tinha trabalhado bastante com e para crianças e esse foi o público que escolhi quando o criei. É um público que eu amo de coração, as crianças são puras, verdadeiras e muito exigentes! O constante desafio é conseguir captar a sua atenção, a sua concentração e o seu amor. Estou muito feliz com a forma como a Xana Toc Toc fez (e faz) parte da vida de tantos meninos e meninas, em Portugal e por esse mundo afora.

Qual é o segredo para ter sucesso junto dos mais novos durante tanto tempo?

Essa pergunta talvez lhes deva ser dirigida a eles, mas o que eu posso garantir é que este projeto sempre recebeu todo o meu amor e sempre foi feito com muita verdade, honestidade, trabalho árduo e paixão. A Xana Toc Toc é uma caricatura de mim mesma, curiosa, gosta de cantar, de pintar, palhacinha de vez em quando, enfim, a Xana Toc Toc não foi criada do zero, foi apenas uma interpretação de quem eu sou, de uma forma exagerada, obviamente, mas ao mesmo tempo muito verdadeira. Talvez as crianças saibam reconhecer essa verdade.

No seu percurso como Xana Toc Toc houve algum momento que a tenha marcado particularmente?

Foram muitos os momentos marcantes, mas posso falar de momentos que me emocionaram de uma forma difícil de descrever. Quando uma mãe vem ter contigo e te diz que ajudaste o seu filho ou a sua filha a ultrapassar fases de doenças graves, que contribuíste para a salvação dessa criança, são partilhas muitos fortes que te deixam sem palavras. Foram muitas as vezes que chorei ao conversar com famílias que sentem realmente que fiz parte das suas vidas.

Com dez anos de carreira, tem, com certeza, muitas recordações. Qual foi a coisa mais inusitada que uma criança lhe disse?

O que as crianças dizem pode não fazer muito sentido para os adultos, mas para mim sempre fizeram sentido e eu sinto que as compreendo como se eu própria fosse uma criança. Perguntas do género “Como saíste da televisão?” ou “O que está dentro da Mala Cor de Rosa?” fazem todo o sentido, porque eu própria, às vezes, sinto que vivo mais no mundo das crianças do que no mundo dos adultos; parece que me identifico mais com a sua forma de ver a vida, com mais alegria e magia. Para mim a vida só faz sentido se puder ser vivida com uma dose extra de alegria, fantasia e amor. Recuso-me a crescer!

Ao longo destes dez anos lançou dez DVDs, sete CDs, três livros, deu imensos concertos e participou em vários programas de TV. O que podemos esperar da Xana Toc Toc no futuro?

Em relação ao futuro eu não sei… mas sei que mesmo que não acontecesse mais nada, todas as experiências e aventuras que vivi, todo o carinho e amor que recebo diariamente do grande público e todos os amigos e amigas que fiz ao longo destes 10 anos, valem mais que qualquer tesouro na vida. Sou grata por ter vivido tudo isto até hoje e ter feito parte de tantas famílias. Os vídeos, as histórias, os concertos, as músicas e todos os registos da Xana Toc Toc perdurarão por muito tempo ainda e vão continuar a fazer parte da infância de muitas crianças, nascidas e por nascer. Sou uma privilegiada e estou imensamente grata ao Universo.