A minha sala é um cinema

Curtas, longas e documentários em família

A minha sala é um cinema

Entreter as crianças em casa depois de tantos dias de confinamento parece ser uma tarefa para verdadeiros heróis. Pegar numa taça de pipocas, relaxar no sofá , apagar a luz e (re)ver  filmes pode ser uma das melhores saídas – sim, porque o cinema faz voar para fora de quatro paredes. A Agenda Cultural de Lisboa apresenta-lhe algumas sugestões.

Percorremos os catálogos das plataformas de streaming Filmin, Netflix e HBO, e descobrimos excelentes propostas de cinema para reunir a família em casa.

Papel de Natal

Cinco curtas-metragens portuguesas

(para ver na plataforma FilmIn)

Kali, O Pequeno Vampiro

De Regina Pessoa

Animação, 2012, Cores, 9’, M/12

Considerado “património cultural internacional” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), este filme conta a história de Kali, um rapaz diferente dos demais. Tal como a lua passa por diferentes fases, também ele tem que enfrentar os seus demónios interiores para, finalmente, encontrar a passagem para a luz.

Gambozinos

De João Nicolau

2013, Cores, 19’, M/12

Esta galardoada curta narra as agruras com que, durante um campo de férias, um rapaz de dez anos se debate. Ali, é ignorado pela menina dos seus olhos e incomodado por rufias quase adolescentes que vandalizam a sua camarata. Para sua sorte, na floresta, os gambozinos teimam em não aparecer.

Papel de Natal

De José Miguel Ribeiro

Animação, 2015, Cores, 30’

Há um monstro à solta, de seu nome Desperdício, que rapta o pai de Camila, uma amorosa menina de 8 anos. Com a ajuda de Dodu, um destemino boneco de cartão, e de Sana, um Pai Natal de todos os dias, o grupo recicla o papel de embrulho de todos os presentes de Natal e o pai é libertado.

O Canto dos 4 Caminhos

De Nuno Amorim

Animação, 2014, Cores, 12’, M/12

Há muito tempo, ainda Tião tomava conta de um campo de milho, perdeu a companhia de uma pega-rabuda, ave a quem se tinha afeiçoado. Desde esse dia, em que o silêncio se abateu sobre o campo, Tião procura recuperar o canto perdido do pássaro.

Razão entre Dois Volumes

De Catarina Sobral

Animação, 2018, Cores, 8’

O Sr. Cheio e o Sr. Vazio não podiam ser mais diferentes. Enquanto o primeiro nunca perde uma memória, uma emoção ou um pensamento, o segundo, pelo contrário, não encontra nada que o preencha. Mas tudo muda quando, um dia, o Sr. Cheio decide enfrentam os medos e o Sr. Vazio resolve fazer uma viagem.

 

Dançar com os Pássaros

Cinco documentários para ver em família

(para ver na plataforma Netflix)

Lego House: Home of the Bricks

De Anders Flack

Dinamarca, 2018, Cores, 47’

Em Billund, na Dinamarca, foi construído um museu com quase 12.000 m² inspirado nas icónicas peças de Lego. Ali, entre muitas outras atrações, há dois pisos próprios para brincar, organizados por cor. Este documentário mostra os desafios enfrentados durante todo o processo da sua construção.

The Short Game

De Josh Greenbaum

EUA, 2013, Cores, 99’

Oito jogadores disputam o Campeonato Mundial Infantil de Golfe de 2012, no prestigiado campo de Pinehurst, nos EUA. Todos eles têm menos de 9 anos e chegam de locais como Manila, Filipinas; Paris, França; Joanesburgo, África do Sul, e Shenzhen, China, para se juntarem aos desportistas americanos.

Dançar com os Pássaros

De Huw Cordey

EUA, 2019, Cores, 51’

Neste paraíso, as aves levam muito a sério a arte de conquistar uma parceira. Os seus rituais de acasalamento são incríveis e em muito se assemelham a uma dança com coreografia bastante elaborada. As imagens deste documentário são verdadeiras maravilhas visuais e mostram comportamentos destas aves-do-paraíso nunca antes registados.

Waterschool

De Tiffanie Hsu

EUA, 2018, Cores, 67’

Seis jovens mulheres que vivem perto dos maiores rios da Terra, nomeadamente o Amazonas, Nilo, Mississippi, Danúbio, Ganges e Yangtze, aprendem sobre água e sustentabilidade e usam o que aprenderam para proteger as suas casas e comunidades, enquanto explicam como o programa de educação ambiental do projeto Waterschool influenciou as suas vidas.

Geração Marte

De Michael Barnett

EUA, 2017, Cores, 97’, M/7

Este documentário sobre exploração espacial, as suas origens e o seu legado explora, através de entrevistas a especialistas e a jovens que esperam poder viajar até Marte, a história e o provável impacto futuro de uma viagem ao planeta vermelho. Os aspirantes a astronautas revelam, ainda, que a viagem a Marte pode estar bem mais próxima do que pensamos.

As Crónicas de Spiderwick

Cinco longas-metragens fantásticas

(para ver na plataforma HBO)

As Crónicas de Spiderwick

De Mark Waters, com Freddie Highmore, Sarah Bolger e Nick Nolte

EUA, 2008, Cores, 92’, M/7

Quando os irmãos Jared, Simon e Mallory Grace se mudam para a velha mansão Spiderwick encontram um livro – O Guia Prático de Arthur Spiderwick para o Mundo Fantástico que nos rodeia – que lhes abrirá os olhos para um mundo invisível, estranho e, por vezes, perigoso de monstros e dragões, phookas e fadas, duendes e diabretes.

Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los

De David Yates, com Eddie Redmayne, Colin Farrell e Jon Voight

Reino Unido, 2016, Cores, 127’, M/12

Newt Scamander é o mais notável feiticeiro de todos os tempos. Em 1926, conclui uma viagem à volta do mundo, cuja missão era encontrar e documentar uma infinidade de criaturas mágicas. Depois desta aventura, o regresso de Scamander a Nova Iorque tinha tudo para ser pacífico, não fosse um No-Maj de seu nome Jacob.

Pan, Viagem à Terra do Nunca

De Joe Wright, com Rooney Mara, Hugh Jackman e Levi Miller

EUA, 2015, Cores, 107’, M/12

Por altura da Segunda Guerra Mundial, o jovem Peter, órfão, é raptado por piratas e levado para a Terra do Nunca. Peter tem a missão de libertar este pedaço de Terra das mãos do pirata Bárbara Negra e de descobre o seu destino, tudo para que se possa tornar no herói conhecido como Peter Pan.

A Bússola Dourada

De Chris Weitz, com Nicole Kidman, Daniel Craig e Dakota Blue Richards

EUA, 2007, Cores, 109’, M/12

Lyra Belacqua é uma órfã de onze anos que foi criada na Universidade de Oxford. No mundo paralelo em que vive, todas as pessoas têm uma manifestação da sua própria alma em forma de animal. Graças à sua uma curiosidade desmedida e a um grande sentido de aventura,  Lyra parte numa jornada que pode alterar o mundo para sempre.

Viagem ao Centro da Terra 2 – A Ilha Misteriosa

De Brad Peyton, com Dwayne Johnson, Michael Caine e Josh Hutcherson

EUA, 2011, Cores, 90’, M/12

Quatro anos depois da viagem com o tio ao centro da Terra, Sean recebe um pedido de socorro codificado vindo de um local ainda mais incrível e remoto: uma ilha não cartografada onde nada deveria existir. Aquele é um sítio com estranhas formas de vida, montanhas de ouro, vulcões mortais e mais do que um extraordinário segredo.