CML aprova Um milhão de euros para a dinamização cultural da cidade

e reforço de 250 mil euros para situações de emergência social na Cultura

CML aprova Um milhão de euros para a dinamização cultural da cidade

De forma a mitigar os prejuízos incorridos em resultado da pandemia de COVID-19, a Câmara Municipal de Lisboa aprova 1 milhão de euros para a dinamização cultural da cidade e ainda o reforço de 250 mil euros para situações de emergência social na Cultura.

A Câmara Municipal de Lisboa anuncia a aprovação de um apoio extraordinário de 1.000.000€ (um milhão de euros) para projetos de dinamização da programação cultural da cidade.

Podem candidatar-se a este apoio os agentes dos vários setores que integram o ecossistema cultural da cidade, nomeadamente: artes visuais, artes performativas, design, moda, literatura, património, cinema, audiovisual, sendo prioritárias as candidaturas de agentes não abrangidos regularmente por sistemas, de natureza municipal ou outra, de apoio à atividade.

A CML anuncia ainda a aprovação de um reforço de 250.000€ (duzentos e cinquenta mil euros) destinado a garantir a subsistência de trabalhadores independentes e entidades culturais e criativas de Lisboa que se encontrem em particular dificuldade económica.

Estas medidas extraordinárias, juntam-se a outras, já anunciadas anteriormente pela CML para a Cultura, designadamente:

    • A isenção, até ao próximo dia 30 de junho, do pagamento de rendas por instituições culturais e por artistas individuais instalados em espaços municipais;
    • A garantia aos agentes culturais do pagamento integral dos contratos já celebrados, nomeadamente pela EGEAC, promovendo sempre que possível a sua recalendarização;
    • A aceleração dos pagamentos às entidades culturais da cidade já beneficiárias de apoios, tendo em vista apoiar a manutenção das respetivas estruturas de funcionamento;
    • O reforço do fundo de aquisições na área das artes plásticas e alargamento do seu âmbito ao setor do livro e da arte pública.

Estas várias medidas anunciadas pela Câmara Municipal de Lisboa, tentam ir ao encontro da diversidade e especificidade de cada uma das áreas artísticas e criativas que integram o ecossistema cultural da cidade, procurando preservar num quadro de solidariedade e coesão, tanto a riqueza, como a dinâmica que têm pautado a vida cultural de Lisboa.

Para mais informações  relativas às medidas agora anunciadas consultar a Loja Lisboa Cultura a partir de dia 17 de abril, abrindo as candidaturas no próximo dia 20 de abril.

 

Mais informação.

 

Adenda de 24 de maio de 2020: A Câmara Municipal de Lisboa vai duplicar para 500 mil euros o apoio social de emergência aos artistas independentes, face ao elevado número de candidaturas – 233 artistas e 62 entidades.