Perto do Céu

Pelas alturas, em Lisboa

Perto do Céu

Fique a conhecer as torres de igrejas com as melhores vistas de Lisboa através de um desafio aos Urban Sketchers de Portugal.

É para lá que uma parte importante da humanidade deseja ir quando chegar o seu tempo. Desde tempos imemoriais, é tido como a morada dos deuses e é fonte de assombro e reverência. Não é de estranhar que a arquitetura monumental aponte para o céu, de uma maneira muito mais exagerada do que a funcionalidade ou prudência justificariam. Menires, torres sineiras ou de menagem e minaretes dominaram a paisagem de fabrico humano até muito recentemente, quando a arquitetura civil conquistou as alturas. Fomos visitar uma seleção destas estruturas religiosas de maior relevo em Lisboa, algumas das quais oferecem acesso público para vistas únicas da cidade. Os Urban Sketchers de Portugal, um grupo com formações heterogéneas, unido pelo gosto do desenho, oferece-nos a uma visão mais pessoal e artística destes monumentos.

 

 

Igreja de São Vicente de Fora. Desenho de Eduardo Salavisa

A visita ao mosteiro inclui o acesso ao terraço.A sua localização única oferece uma visão imperdível da cidade e do estuário do Tejo.

Largo de São Vicente
Tel. 218 244 400

 

Mosteiro dos Jerónimos. Desenho de José Louro

Está ao nível do mar mas é um dos pontos altos da arquitetura religiosa portuguesa. A sua nave, com colunas de 16 metros de altura, é também das mais impressionantes do país.

Praça do Império
Tel. 213 620 034

 

 

Sé de Lisboa. Desenho de Pedro MB Cabral

A Sala do Tesouro da Sé tem uma sacada virada para o rio, onde se podem apreciar os telhados de Alfama.

Largo da Sé
Tel. 218 866 752

 

 

Igreja de Santa Engrácia / Panteão Nacional. Desenho de João Catarino

O guardião da nossa memória e identidade, exemplar destacado do barroco português, oferece um miradouro privilegiado da cidade e do rio.

Campo de Santa Clara
Tel. 218 854 820

 

 

Basílica da Estrela. Desenho de Rosário Félix

O acesso à Basílica contempla a possibilidade de subir ao zimbório, ainda que apenas do lado interior.

Praça da Estrela
Tel. 213 960 915