O trabalho reinventado

De casa para o mundo digital

O trabalho reinventado

A pandemia fechou-nos dentro de casa e o teletrabalho deixou de ser uma exceção para passar a ser a realidade. Fechados em casa, ligámo-nos a pessoas que provavelmente nunca se atravessariam na nossa vida. Contamos a seguir a história de cinco figuras que se mantiveram a trabalhar à distância, desde o caso de alguém para quem o hábito diário se manteve inalterado, até aos outros que alargaram as fronteiras do seu trabalho para chegar aos de antes e aos de agora.

Alguns profissionais reinventaram-se criando coisas novas no âmbito do seu ofício e da sua formação. Isto gerou atividades pagas ou gratuitas “em rede” que valorizaram a vida de muita gente, até fora do país (e do continente).

Filipe Homem Fonseca

argumentista

Mantém os dias de trabalho com sempre fez, a escrever em casa, mas o período de confinamento acrescentou pelo menos um projeto que se tornou num caso de televisão. O Mundo Não Acaba Assim, exibido semanalmente, começou por ter o nome Chamadas Para a Quarentena, quando existia nas redes sociais. A ideia surgiu de um grupo de amigos, todos argumentistas – Artur Ribeiro, Filipe Homem Fonseca, Luís Filipe Borges, Nuno Duarte e Tiago R. Santos – impossibilitados de se encontrarem para jantar fora, como era hábito, e conversar sobre formas possíveis de lidar com o confinamento. Contar histórias pareceu-lhes o modo mais natural. Fazer pequenas ficções e chamar atores que uma vez ligados a uma personagem, não mais deixariam essa identidade em qualquer das histórias em que pudessem entrar. Um projecto de amigos, que contou com a participação de actores, também amigos, numa colaboração feita voluntariamente, chegou depois à RTP, onde se vai manter pelo menos até ao início de junho. Prometendo propostas cada vez mais elaboradas e surpreendentes até ao episódio final.

Ana Margarida de Carvalho

escritora

De convite em convite, sendo cada escritor convidado livre de convidar outros, chegou-se ao número das 46 participações, tantos escritores quantos os anos da Revolução de Abril. Estava constituído o grupo que se propôs publicar diariamente um novo capítulo do Bode Inspiratório que, ao fim de alguns dias de existência nas redes sociais, recebeu um convite para alojar as leituras filmadas no site da RTP Play. Ana Margarida de Carvalho começou com este projeto onde ficou desde logo estabelecido que o primeiro texto do folhetim pertenceria a Mário de Carvalho e o último a Luísa Costa Gomes. Entretanto o Bode Inspiratório foi crescendo, já existem traduções em várias línguas e até se fizeram leituras filmadas em inglês. Tornou-se uma iniciativa a nível europeu que, caso venha a existir segunda vaga da pandemia promete renovar a sua proposta. E virão mais textos (um novo folhetim?) e novas obras dos artistas plásticos coordenados por Cristina Terra da Motta, usadas como capa que faz corpo com o texto.

Mário Delgado

músico

As aulas particulares de guitarra à distância que Mário Delgado iniciou no período de confinamento, vêm no prolongamento de uma agenda já preenchida com os seus alunos da Escola Superior de Música. Foi com estes que primeiro testou um formato que o músico acredita se irá manter no futuro. Até porque assim é possível aprender com qualquer pessoa, independentemente da cidade ou do país em que vivemos, e dá como exemplos um aluno seu que reside na Madeira, e um pedido de aulas que recebeu da Índia. A própria tecnologia e a qualidade das boas ligações pela Internet possibilitam que o ensino à distância não padeça de quaisquer limitações. E até quando lhe perguntamos sobre a existência de condições para que os músicos possam ensaiar em conjunto embora longe uns dos outros, Mário Delgado conta que existem programas adequados à situação de várias pessoas fazerem um som que todos escutam em simultâneo, e então a música acontece.

Constança Cordeiro Ferreira

terapeuta de bebés

Começaram no primeiro dia de maio e na sexta-feira seguinte contavam já com 800 seguidores nas Baby Live Sessions. A ideia surgiu da admiração mútua entre Constança Ferreira e a escritora de canções e intérprete Rita Redshoes, que tinha sido mãe há pouco tempo e que usara os ensinamentos da terapeuta “devorando” os seus dois livros. Estas sessões acontecem sempre às sextas pelas 18 horas, nas páginas de Instagram de uma e de outra. O que se pode ali aprender e experimentar está relacionado com o que os terapeutas caracterizam por “choro inconsolável do bebé” e passa por exercícios de relaxamento sensorial com o apoio da música. Rita Redshoes desenvolve as suas composições e improvisos tomando por referências os mantras e as canções de embalar (“lullabies”), e encerra estas “live sessions” com um tema vocalizado. Cada sessão cobre um assunto diferente e dura entre meia hora e 40 minutos. O projecto das Baby Live Sessions é um preâmbulo do trabalho que a terapeuta de bebés e a cantora estão a desenvolver e que trará novidades ainda em 2020.

Inês Jacques

bailarina e coreógrafa

As indicações de confinamento chegaram à vida de Inês Jacques pouco depois de ter concluído as apresentações do espetáculo Truc, no São Luiz, em colaboração com Rita Calçada Bastos, e destinado aos mais novos. As suas aulas de Ballerina Body, no Chiado, seriam interrompidas, mas não por mais de uma semana. A solução foi transferi-las para o online, que já havia experimentado com alunas de muito longe. O método criado por Inês é um misto de aula de ballet e fitness, iniciado há cerca de 5 anos. Com a evolução das plataformas digitais, consegue agora acompanhar pela Internet até cerca de 18 alunos. Quase todos os inscritos no seu estúdio aceitaram esta solução. Mas a actividade artística de Inês Jacques foi interrompida. Tinha a mala feita para passar um período no Alentejo, em Santa Clara-a-Velha, onde faz espetáculos com o grupo sénior habitual, e decidiu não sujeitá-los a qualquer risco. A vida continua para todos, mas há coisas que exigem mesmo que estejamos juntos. Será em breve, é o que se deseja.