Os dias de Ana Markl

As sugestões culturais da comunicadora e coautora do podcast “Voz de Cama”

Os dias de Ana Markl

No momento em que chega às livrarias o seu novo livro Do Outro Lado do Tempo – uma conversa imaginada entre a Ana de hoje e a Ana dos anos 1990 – Ana Markl seleciona o que de melhor há para fazer nesta semana.

“A minha vida é um tédio. Em casa, um tédio. Na escola, um tédio. Em todo o lado, tédio, tédio, tédio, tédio.” Assim começa Do Outro Lado do Tempo, o novo livro de Ana Markl, que resgata os diários que escreveu durante a adolescência nos anos 1990 e os põe em diálogo com a Ana da atualidade. “O tédio é um luxo. Aos 45, já só desejas aborrecer-te”, escreve mais adiante a adulta de hoje. Com ilustrações de Christina Casnellie, esta edição da Nuvem de Letras – que tem como subtítulo “E se pudesses ouvir o teu futuro?” – é um diário gráfico pensado para os adolescentes de agora, mas que fala também aos de outrora que viveram experiências semelhantes. Com o sentido de humor apurado a que já nos habituou, Ana Markl vai recordando as dores de crescimento por que passou e pondo os grandes dramas da altura em perspetiva. Afinal, como escreve, “por mais que doa, podemos sempre acreditar num final feliz”. Uma leitura deliciosa ilustrada a preto, branco e cinzento, mas onde o cor-de-rosa forte faz toda a diferença.

As Mortalhas

28 maio, às 13h
Cinema Medeia Nimas

Ana Markl diz que adora ir ao Nimas e a explicação é simples: “porque tem aquilo a que chamo ‘sessões para pensionistas’, ou seja, filmes incríveis a horas que só servem a quem não trabalha”. Ou a quem é freelancer e mãe, como ela. Nesse “horário morto” aproveita para ver filmes e nesta quarta-feira há sessão do último filme do David Cronenberg, As Mortalhas. “Posso entrar às 13 e saio bem a tempo de ir buscar o miúdo à escola. Aconselho a que comam um croquete na Versalhes antes, que é para o Cronenberg não vos cair na fraqueza.”

©CaroleParodi

Em Suspenso

31 maio e 1 junho, às 11h30 e às 16h30
Teatro Lu.Ca

“A melhor programação de espetáculos para crianças é no Teatro Lu.Ca”, garante Ana Markl. Com sessões para escolas durante a semana e para famílias ao fim de semana, Em Suspenso, do Théâtre L’Articule, um espetáculo inserido na programação do FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, é a sua sugestão para estes dias. “Uma produção Suíça que mistura novo circo e marionetas, com música inspirada em Moondog e Erik Satie. Que luxo. Os miúdos (e os pais) não têm de levar só com aquele festival do urso.” E quem for ao Lu.Ca, aconselha Ana, não deve perder a exposição da ilustradora Teresa Cortez, Tralha ou Tesouro?, que está no andar de cima deste teatro municipal.

Curso de ilustração com Teresa Cortez

Escola Nextart

“Por falar em Teresa Cortez, frequentei um curso de Ilustração Para a Infância lecionado por ela na escola Nextart – e adorei. Aconselho. As inscrições para os Cursos de Verão estão a decorrer agora.” A ilustradora dará três cursos diferentes em agosto e setembro e a informação pode ser consultada no site da escola, que tem também aulas de pintura, desenho, escultura em barro, colagem, gravura, escrita criativa e história da arte.

The Rehearsal

em streaming na Max

Ana Markl também tem uma sugestão para quem prefere não sair de casa. “A plataforma de streaming Max está a lançar semanalmente um novo episódio da segunda temporada da série The Rehearsal, saída de uma das mais loucas, geniais e invejáveis cabeças do nosso tempo: Nathan Fielder. Ele acredita que pode ter respostas para grandes questões da vida através da construção de simulacros de realidade. O resultado é tragicómico, emocionante e deliciosamente constrangedor.”