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Saturnalia no Museu de Lisboa-Teatro Romano

ciências
18 dezembro 2020
16h30
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Saturnalia no Museu de Lisboa-Teatro Romano

O Museu de Lisboa – Teatro Romano vai evocar a Saturnalia, um dos mais conhecidos e celebrados festivais da época romana, com um programa especial, no dia 18 de dezembro. Pelas 15h30 decorre a visita-oficina Máscaras romanas para Saturnalia, dirigida a famílias com crianças com mais de seis anos e onde se pode descobrir o Teatro Romano de Lisboa, como funcionava e qual a sua importância na vida da cidade e do Império Romano. Em seguida, fazendo uso das máscaras que fizeram, os visitantes transformam-se em atores e passam à representação. Esta atividade é aberta a todas as idades e tem uma duração 90 minutos, sendo necessária a inscrição através deste mail .
O espetáculo de video mapping é uma ode a Saturno, ao Sol e a Vénus, uma poesia visual executada ao vivo, onde imagem e som são orquestrados em tempo real, num ritual que liga a espiritualidade com questões mundanas. Um convite à celebração do ano que finda, abrindo portas a um novo ciclo que se deseja auspicioso. Tem início às 18h00 e a entrada é gratuita mas sujeita à lotação máxima, com inscrição aqui.
Celebrada em honra de Saturno, deus do tempo e do calendário, a Saturnalia foi originalmente um festival agrícola, relacionado com o fim do ciclo das colheitas e um período de abundância, quando se ofereciam presentes aos familiares, sacrifícios aos deuses e se decoravam as árvores com máscaras. Originalmente, um único dia do calendário romano – 17 de dezembro -, agregou outros festejos celebrados até 23 de dezembro. Há quem estabeleça uma relação direta entre estas celebração e a tradição cristã do Natal. Sobre este tema, informe-se com este texto da coordenadora do Museu de Lisboa – Teatro Romano, Lídia Fernandes:

Saturnalia e Natal – Herança ou tradição?
No mundo atual tem-se considerado que a Saturnalia está na génese do Natal cristão, que reconverteu práticas e normas pagãs nos ritos associados ao mundo cristão.  São, contudo, festividades com origens diferentes e dimensões sociais e religiosas distintas. Na verdade, o Natal e a Saturnalia podem ser vizinhos históricos e possuir algumas conexões indiretas, mas não são, de facto, a mesma festividade.
Desde logo, porque a data de celebração da Saturnalia, originalmente uma festa de final de outono, gradualmente se estendeu e alargou a outras celebrações, ao longo do Império, incorporando outros festivais como a Opalia, a Sigillaria e as festividades do Sol Invictus.
Em segundo lugar, porque a data em que tradicionalmente celebramos o Natal, 25 de dezembro, apenas viria a ser associada ao nascimento de Jesus várias centenas de anos depois, no reinado de Constantino, já em pleno século IV d.C.  Até então, não existia consenso sobre a data de nascimento de Jesus, um elemento de menor importância para os primeiros cristãos que consideravam a Páscoa a principal data do calendário religioso.
A nova religião cristã, numa tentativa de conciliar a estabilidade religiosa, irá tomar como suas algumas práticas ancestrais, desvanecendo-as e incorporando-as como parte do seu rito, permitindo que estas continuem sob um novo regime religioso. Será neste sentido que devemos interpretar a continuação de algumas práticas da traditio romana como as reuniões familiares, a oferta de presentes, a tradição da celebração das velas ou a manutenção do jogo, proibido em outros dias, mas permitido durante o Natal, contribuindo desta forma para a crença generalizada de que estas festividades são herdeiras uma da outra, numa perpetuação de práticas e usos comuns.
Centrando-nos no próprio conceito desta traditio romana, um ato de passagem ou entrega, sobressai um elemento comum ao significado etimológico do próprio conceito de tradição, sistematizado em diferentes fontes e por diferentes autores como uma “a passagem de um conjunto de dados culturais de um antecedente a um consequente” (Romano, 1997, p. 166), podendo estes ser grupos familiares, gerações, classes ou mesmo sociedades que perfilham valores culturais e identitários semelhantes.
Apesar de partilharem algumas práticas e ritos em comum, o Natal e a Saturnalia reportam assim a conceitos muito distintos e por isso a Saturnalia perdurou ainda por algum tempo e encontrou alguma resistência por parte das autoridades da igreja romana, que reclamavam o facto de algumas pessoas ainda celebrarem costumes antigos associados ao culto do deus Saturno.

Reserva obrigatória: teatroromano@museudelisboa.pt - 215 818 530


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