Este evento já ocorreu.

Salão Lisboa

2.ª edição

cinema
9 julho a 30 julho 2022
sáb: 22h
vários locais
Salão Lisboa

O Salão Lisboa, “mostra de cinema português em espaços de memória”, é uma iniciativa do Alvalade Cineclube e recorda, nesta segunda edição, quatro salas de cinema, hoje desaparecidas, mas que em tempos foram espaços emblemáticos do bairro de Alvalade. O King Triplex, o Quarteto, o Caleidoscópio e o ABCine são espaços que continuam presentes na memória cinéfila de muitos lisboetas.

O programa apresenta, em quatro espaços diferentes, quatro noites de cinema com a exibição de filmes portugueses que habitualmente não fazem parte do circuito comercial. Alcindo, Kilas, o Mau da Fita, Já Estou Farto! e A Cidade Branca são os títulos a ser projetados no grande ecrã nos próximos sábados de julho.

Mais informação aqui

Programa:

9 julho: 22h

Kilas, o Mau da Fita

De José Fonseca e Costa

Rui Tadeu, aliás Kilas, é amante de uma artista de variedades, Pepsi-Rita, à custa de quem vive – em casa da Madrinha, uma mulher nostálgica, que resgatou o afilhado da infância desvalida. Pela sua esperteza, Kilas lidera um grupo de marginais, contrados por um enigmático Major, para vigiarem um prédio, onde vão reunir-se personalidades “suspeitas”. Quando tal acontece, e alertado o Major, uma bomba explode na casa que se anuncia dum conhecido anti-fascista. Alarmado, Kilas procura desligar-se – mas o seu destino está já marcado, por uma rivalidade passional… (Fonte: José de Matos-Cruz, O Cais do Olhar, 1999, p.192)

Local: Places (antigo Cinema Quarteto) | R. Flores do Lima, 16

16 julho: 22h

Já Estou Farto!

De Paulo Antunes

Este documentário faz um retrato intimista do músico, contado na primeira pessoa, numa viagem espacial e temporal, pelo bairro de Alvalade, em Lisboa, que o viu crescer e onde reside. Este é também um mergulho no género underground da música portuguesa, uma narrativa complementada por quem o acompanhou ao longo da sua carreira musical desde os idos dos anos 80 até ao presente. Inclui testemunhos de amigos, familiares, músicos e radialistas que ajudam a compreender quem é este músico e a relevância da sua posição no universo da música portuguesa. (A realização deste documentário recebeu o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade)

Local: Jardim dos Coruchéus

23 julho: 22h

A Cidade Branca

De Allan Tanner

Paul, mecânico a bordo de um navio de carga, desembarca em Lisboa sem razão particular. Instalado numa pensão, vive aquela estadia como um parêntese na sua vida, um interlúdio durante o qual experimenta um grande vazio existencial. Vagueia durante dias pela cidade, filmando com a sua câmara Super-8 imagens que envia à mulher, na Suíça, acompanhadas de cartas com relatos das suas longas horas de meditação. Conhece Rosa, que serve num bar, envolve-se com ela e apaixona-se. Agredido e assaltado na esquina de uma rua, é hospitalizado. Sem notícias suas e crendo-se abandonada, Rosa parte para França sem deixar morada. Paul apanha então o comboio para regressar a casa. (Medeia Filmes)

Local: Jardim do Campo Grande, junto ao Caleidoscópio

30 julho: 22h

Alcindo

De Miguel Dores

A 10 de Junho de 1995, sob o pretexto múltiplo de celebrar o Dia da Raça e a vitória para a Taça de Portugal do Sporting, um grupo volumoso de etno-nacionalistas portugueses sai às ruas do Bairro Alto para espancar pessoas negras que encontra pelo caminho. O resultado oficial foram 11 vítimas, uma delas mortal, cuja trágica morte na Rua Garret atribui o nome ao processo de tribunal – o caso Alcindo Monteiro. Este é um documentário sobre uma noite longa – uma noite do tamanho de um país.

Local: Largo ao lado do antigo Cinema King | R. Bulhão Pato 1B

Atrenção: a sessão no antigo terraço do Places/ ex-Quarteto tem lugares limitados. Reserva antecipada recomendada em alvaladecineclube.pt.


Ficha técnica:

Uma iniciativa do Alvalade Cineclube

Local:

Centro Académico do Caleidoscópio

auditório, centro comunitário, centro cultural
Campo Grande 18

Aberto 24 horas, todos os dias

Complexo Municipal dos Coruchéus

auditório, centro comunitário, centro cultural
Rua Alberto de Oliveira 218 172 049