Este evento já ocorreu.

Sábados em família

em janeiro

cinema
6 janeiro a 27 janeiro 2024
sáb: 15h
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Sábados em família

Este mês, a Cinemateca apresenta…

O Menino Nicolau

de Laurent Tirard | legendado em português | M/6

“Le Petit Nicolas” é uma personagem da literatura infantojuvenil francesa, inicialmente criado para banda desenhada, pela pena do famoso René Goscinny, pai do Axterix, e ilustrado por Jean-Jacques Sempé. Nesta adaptação ao cinema, o “Menino Nicolau” é filho único e vive bem com isso, mas tudo muda quando se convence que vem um irmão bebé a caminho. Os pais irão abandoná-lo e dedicar toda a atenção a esse estranho?

6 jan: 15h

 

As Sete Ocasiões de Pamplinas

de Buster Keaton | mudo, intertítulos em inglês, legendado eletronicamente em português | M/6

Sessão acompanhada ao piano por Catherine Morisseau

Nesta obra-prima Buster Keaton eleva um dos temas narrativos centrais do cinema burlesco, a perseguição e fuga, à altura da grande arte quando filma a sua personagem em corrida com centenas de mulheres no seu encalço em resposta a um anúncio de urgência matrimonial; ou quando filma a avalanche de pedras perto do desfecho. A narrativa gira em torno do putativo herdeiro de uma fortuna que, para poder recebê-la, tem de casar-se antes das sete horas da tarde desse próprio dia do seu 27º aniversário. Às proezas acrobata e mímica de Keaton-ator soma-se o génio experimental da linguagem cinematográfica ensaiada no interior do sistema de Hollywood em que Keaton-realizador foi pródigo. SEVEN CHANCES, que originalmente começava com um prólogo em Technicolor de duas bandas, e tem cenas de antologia, é um tratado da arte visual do humor.

13 jan: 15h

 

Hugo e Josefina

de Kjell Grede | legendado eletronicamente em português | M/6 (aconselhado a partir dos 8 anos)

Josefina é uma menina solitária que foi viver recentemente para uma aldeia onde o pai, pastor protestante, foi colocado. Ela não tem amigos até encontrar Hugo, um rapaz livre, quase selvagem que prefere explorar a floresta a sentar-se nos bancos da escola. Juntos e com um jardineiro cúmplice vão fazer trinta por uma linha.

20 jan: 15h

 

ANIKI BOBÓ

de Manoel de Oliveira |  M/6

A primeira longa-metragem de Manoel de Oliveira adapta livremente o conto de Rodrigues de Freitas, Meninos Milionários, propondo uma incursão poética na realidade ribeirinha pobre do Porto e de Gaia, filmada in loco e em estúdio (na lisboeta Tobis), e interpretada, na sua maioria, por não atores. O título invoca o jogo infantil que divide “polícias” e “ladrões” na sequência noturna das brincadeiras dos miúdos, que a história agrupa à volta de Carlitos e Eduardito, rivais pela atenção de Teresinha. Há uma Loja das Tentações, onde se vende de tudo, incluindo rebuçados e uma boneca parecida com a menina. Embora o universo seja “infantil”, os temas são “adultos”, na primeira abordagem de Oliveira à paixão, ao desejo, ao ciúme, elementos essenciais do seu imaginário futuro, na mesma paisagem da sua obra de estreia (DOURO, FAINA FLUVIAL, 1931).

27 jan: 15h

Após a projeção, seguir-se-á uma conversa sobre a ideia de comunidade a partir do visionamento e jogos de análise de excertos do filme.

Local: