Este evento já ocorreu.

Retrospetiva Allan Dwan

Parte II

cinema
3 janeiro a 31 janeiro 2022
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Retrospetiva Allan Dwan

A continuação da mais completa retrospetiva alguma vez organizada da obra de Allan Dwan continua com mais uma vintena de títulos (a maior parte deles inéditos na Cinemateca), entre os quais se contam alguns dos seus filmes mais extraordinários (o noir a cores, Slightly Scarlet e o frenético western, Silver Lode) e muitas outras preciosidades. Contrariamente ao inicialmente anunciado na apresentação deste programa, o Ciclo prolongar-se-á ainda por fevereiro com a exibição de uma última dúzia de títulos provenientes de diferentes períodos da extensíssima filmografia de Dwan. Programa completo aqui

Allan Dwan, um dos mais prolíferos realizadores da História do cinema, começou a trabalhar na década de 1910 e terminou no início do ano de 1960. Durantes este período, o cineasta terá realizado mais de 1600 filmes. Dwan nasceu no Canadá, em 1885, e ainda jovem mudou-se com a família para os Estados Unidos da América, onde acabou por trabalhar na indústria do cinema, ficando a ela ligado durante cinco décadas. Dawn foi um dos pioneiros do cinema e os seus filmes atravessaram todos os géneros: musical, filme de guerra, melodrama, noir, western, comédia.

Ao longo da vasta carreira trabalhou com grandes estrelas do cinema como Gloria Swanson, Barbara Stanwyck, John Wayne, Ray Milland ou a muito jovem Natalie Wood, que aos nove anos de idade protagonizou uma das suas obras-primas, Driftwood (1947). Inovador, criativo e elegante são alguns dos adjetivos que caracterizam a sua obra, que ao longo das últimas décadas tem vindo a ser valorizada por críticos e historiadores.

Local: