Révolutions Xenakis

Centenário de Iannis Xenakis

artes
3 dezembro 2022 a 27 março 2023
vários horários
Fundação Calouste Gulbenkian
Révolutions Xenakis

Iannis Xenakis (Roménia, 1921 ou 1922 – França, 2001), foi um dos artistas mais férteis da segunda metade do século XX. Apaixonado pela antiguidade grega, Xenakis foi um criador na vanguarda da modernidade mais radical. Compositor, arquiteto, engenheiro, entusiasta da matemática e da informática, foi pioneiro em vários domínios, como a música eletroacústica ou a computação musical.

De forma a comemorar o centenário do nascimento do compositor, a Fundação Calouste Gulbenkian apresenta uma série de eventos, entre os quais se encontra Révolutions Xenakis, uma exposição coproduzida pela Philharmonie de Paris onde se destacam as arquiteturas do som concebidas pelo artista ao longo da sua carreira.

Nesta mostra documental, que salienta o apoio que a fundação prestou à criação e divulgação da obra musical de Xenakis em Portugal, pode ainda encontrar-se uma instalação de arte digital, realizada pelo ateliê ExperiensS, que funcionará, em intervalos de tempo regulares, como um curto-circuito do processo cenográfico, cobrindo o teto e as paredes do espaço central da exposição, numa transposição dos «polítopos» de Xenakis para 2022.

Quarta a segunda, das 10h às 18h


Local:

Fundação Calouste Gulbenkian

fundação, museu, biblioteca, auditório
Avenida de Berna, 45A 217 823 000 http://www.gulbenkian.pt