Open House
10.ª Edição

O Open House Lisboa está de regresso para mostrar a cidade e o património arquitetónico que a compõe. A 10.ª edição traz também novidades com a extensão da programação à cidade de Almada. O novo roteiro de visitas tem como fio condutor um olhar sobre Lisboa e Almada enquanto paisagens modeladas a partir de um elemento natural: a água.
A ideia surgiu do coletivo de arquitetura paisagista Baldios, que nasceu em 2021 e que tem como principal objeto de trabalho a paisagem, e que são o primeiro grupo de profissionais convidado para comissariar um Open House. Sob o tema Caminhos da Água, o itinerário sugerido destaca o papel do rio Tejo, explorando os percursos e ligações entre as duas cidades. Descobrem-se diferentes tipologias de edifícios que acompanham as linhas de água e que definem a topografia marcante do dois territórios e, consequentemente, a sua paisagem construída.
Em Lisboa, os caminhos revelam uma topografia humanizada que deu origem a terraços, muros, edifícios, jardins, aterros e encanamentos. Em Almada surgem praias, angras, cais e infraestruturas industriais que contemplam Lisboa e o rio, elemento de uma paisagem comum.
São 70 os espaços que integram a edição deste ano, para além das visitas a estes locais e da habitual programação paralela (Júnior, Acessibilidade e Plus), há ainda 9 percursos urbanos propostos pelo comissariado. Embora o Open House regresse ao formato presencial mantém-se, também, um passeio sonoro online que pretende explorar a travessia Lisboa/Almada.
Programação aqui
Local:
Aqueduto das Águas Livres
Carpintarias de São Lázaro
Castelo de São Jorge
Centro Científico e Cultural de Macau
Cinema São Jorge
Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.
Fundação Calouste Gulbenkian
Jardim Botânico da Ajuda
LU.CA - Teatro Luís de Camões
info@lucateatroluisdecamoes.pt