Este evento já ocorreu.

O Oriente nos Menus dos Séculos XIX e XX

artes
18 maio a 25 setembro 2022
vários horários
Museu do Oriente
O Oriente nos Menus dos Séculos XIX e XX

Dividida por oito núcleos, a exposição O Oriente nos Menus dos séculos XIX e XX apresenta mais de 200 peças da Coleção Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, que incluem menus, convites e elementos da ephemera social, em uso quer no Ocidente, quer a Oriente.

Na Europa, o recurso a fauna, flora, paisagens e personagens de diversas regiões do Oriente como elementos decorativos de menus e marcadores de lugar, materializou uma estética em voga nos finais do século XIX, prolongando-se nas primeiras décadas do século XX. Por outro lado, o uso de menus e marcadores em países asiáticos como o Camboja, China e Japão, mostra como se universalizaram determinadas práticas sociais e códigos de conduta, quer no domínio do convívio informal, quer nas esferas da diplomacia e protocolo, ao longo deste período e até à atualidade.

A partir do segundo quartel do século XIX, a substituição do serviço à francesa pelo serviço à russa permitiu que o menu ganhasse uma identidade e individualidade específicas.

A Belle Époque, período situado entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras décadas do século XX, assistiu à escolha de elementos decorativos inspirados noutras culturas, de paragens longínquas, olhadas com fascínio.  Surgem, assim, nos menus europeus motivos mais ou menos estilizados da China, Japão e Sudeste Asiático: mulheres vestidas de kimono e outros trajes típicos, juncos em paisagens fluviais, trabalhadores nos arrozais, grous e tigres são algumas das imagens que decoram menus, incluindo alguns exemplares notáveis em forma de leque.

Noutra perspetiva, esta exposição mostra como, sobretudo no século XX, foram utilizados menus e convites em diversos países asiáticos, com destaque para o Camboja, Macau e Japão. A salientar, ainda, a presença destes vestígios de ephemera social estatal em diversos países europeus, por ocasião da visita de dignitários do Oriente, nomeadamente a Inglaterra, Espanha e Portugal.

O programa para esta data inclui ainda, às 17h30, a conferência A Ephemera Social, os Menus e o Oriente nos Séculos XIX e XX, sobre ephemera de mesa, o tema da exposição, pelo colecionador Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, e a oficina para famílias Dicionário das cores, das 14h30 às 15h30, que convida pais e crianças, maiores de 3 anos, a explorar o poder das cores e o que representam em diferentes culturas por toda a Ásia.

Terça a quinta, sábado e domingo, das 10h às 18h | Sexta, das 10h às 20h


Local:

Avenida Brasília, Doca de Alcântara 213 585 200 https://www.foriente.pt/