Noite de Estreia
John Cassavetes/ Martim Pedroso

Se pensarmos nos grandes filmes que colocaram o cinema a olhar para o teatro (e que, afinal, não são assim tantos), Opening Night é, seguramente, um título incontornável. O filme de John Cassavetes não só é um dos melhores do realizador que marcou o cinema independente americano desde finais dos anos 1950, como aquele em que a sua musa Gena Rowlands terá, porventura, criado uma das mais impressionantes personagens femininas da história do cinema. Logo, de antemão, é assinalável o desafio que Martim Pedroso – e, consequentemente, Dalila do Carmo, interpretando o papel que Rowlands imortalizou – assume ao propor a adaptação para palco desta obra-prima de 1977.
Noite de Estreia apresenta-se como uma arrebatadora elegia sobre o envelhecimento e a morte, tendo como epicentro uma atriz de sucesso, Myrtle Gordon, confrontada com a construção de uma personagem numa peça, em que lhe pedem que assuma o envelhecimento no qual ela não quer nem se pretende rever. No final de um dos ensaios (no filme é uma preview), uma jovem fã é colhida mortalmente por um automóvel à saída do teatro, acontecimento que perturba a já de si periclitante existência de Myrtle, cada vez mais assolada pela dependência do álcool e pelo vício de “estar a pé toda a noite”.
A atriz começa então a projetar a memória de juventude no fantasma de Laura, a jovem que perdeu a vida de um modo tão trágico, deixando-se arrastar numa espiral de questionamento sobre si mesma enquanto mulher e artista que, embora consagrada e amada pelo público, nunca deixou de estar remetida às convenções estabelecidas pela sociedade patriarcal. Resta-lhe, num misto de desespero e razão, como diz Martim Pedroso, “pôr o seu teatro de pernas para o ar.”
texto de Frederico Bernardino/CML-ACL
[artigo integral aqui]
Conversa do público com equipa artística, agendada para domingo, 9 de maio.
Ensaio Solidário a favor da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) a 21 de abril.
Ficha técnica:
Teatro da Trindade INATEL, Nova Companhia e Teatro Nacional São João. A partir do filme "Opening Night" de John Cassavetes. Martim Pedroso, adaptação e direção; Dalila Carmo, Heitor Lourenço, João Araujo, João Reis, Margarida Bakker, Maria José Paschoal, Marta Félix e Sabri Lucas, interpretação Inês Santos Caramuchande, Isabél Zuaa, Madalena Brandão, Mauro Herminio e Noah Santos Caramuchande, interpretação em video.
8 € a 18 €
Local: