Este evento já ocorreu.

No centenário de ‘Nanook of The North’

cinema
11 junho 2022
sáb: 18h
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
No centenário de ‘Nanook of The North’

Estreado no dia 11 de junho de 1922, Nanook of The North marca o início de uma das obras mais fulgurantes e influentes do século XX: a do norte-americano Robert Joseph Flaherty.

A Cinemateca associa-se à data centenária e apresenta uma sessão que celebra a obra de Flaherty como um todo, organizada em colaboração com a unidade de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, ICNOVA, que, no dia 9 de junho, na mesma faculdade, organiza um colóquio intitulado Centenário Nanook: repensar o real a partir do legado de Robert Flaherty. Através do documentário A Boatload of Wild Irishmen, da autoria do irlandês Mac Dara Ó’ Curraidhín, propõe-se a revisitação da obra deste nome fundamental da história do cinema.

A BOATLOAD OF WILD IRISHMEN
De Mac Dara Ó’Curraidhín
Irlanda, 2010 – 83 min/ legendado eletronicamente em português | M/12
Sessão com apresentação e seguida de debate
Começando por explorar as raízes irlandesas de Flaherty, contando a história da arriscada realização de Man of Aran, este documentário irlandês sobre “o pai do documentário” traça o grandioso arco da sua vida e obra, dedicando-se à revisitação das imagens e dos locais por onde o realizador passou e deixou a sua marca.

Local: