Este evento já ocorreu.

Miguel Soares

LuzAzul - Sonae/MNAC Art Cycles

artes
23 novembro 2018 a 24 fevereiro 2019
vários horários
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
Miguel Soares

Para a terceira edição deste projeto bienal – Sonae/MNAC Art Cycles -, a curadora do MNAC, Adelaide Ginga, convidou Miguel Soares a conceber e desenvolver um projeto original numa área desafiadora das artes visuais, os novos media. Miguel Soares é um dos pioneiros das artes digitais em Portugal, e durante mais de seis meses desenvolveu uma exposição denominada LuzAzul. A exposição integra mais de dez obras inéditas, nomeadamente vídeos, fotografias e uma instalação.

Luz Azul é uma expressão palindrómica, isto é, que pode ser lida igualmente em ambos os sentidos, referente a um tipo de luz que apareceu recentemente, sobretudo com a introdução da televisão e das tecnologias informáticas (ecrans, projetores de vídeo, LEDs, smartphones, faróis de automóveis). Por ser recente a sua interação com o ser humano, muito se tem escrito sobre os eventuais benefícios e/ou perigos da exposição prolongada a esse tipo de luz.
Partindo deste mote, a exposição projeta-nos num futuro mais ou menos próximo, apoiando-se na teoria de dois pensadores, afastados entre si por quase 800 anos: Joaquim de Fiore (1135-1202), com a sua teoria de “As Três Idades do Homem”, e Ray Kurzweil (1948) com a sua teoria da “Singularidade Tecnológica”.

Terça a domingo, das 10h às 18h


Local: