Este evento já ocorreu.

José Marques

Fotógrafo em Cena

artes
4 setembro 2019 a 30 dezembro 2020
15h00
Teatro Nacional D. Maria II
José Marques

Fotógrafo incontornável da cena teatral portuguesa do século XX, José Marques (1924-2012) estabeleceu uma relação privilegiada com a companhia Rey Colaço – Robles Monteiro desde o final da década de 1950 até à sua extinção em 1974.
Para lá do Nacional, correu os Teatros do Parque Mayer – o Maria Vitória, o Capitólio, o Variedades, o ABC – fotografou no Teatro da Trindade, no Teatro Municipal São Luís, produziu um imenso testemunho da atividade de grupos como a Companhia Portuguesa de Comediantes, a Casa da Comédia, o Teatro Experimental de Cascais, o Teatro Estúdio de Lisboa (TEL), o Novo Grupo, o Teatro Adoque, e fotografou ainda espectáculos de teatro infantil e grupos de teatro amador.
O seu espólio, adquirido em 2013 pelo D. Maria II, e que conta com mais de 100 mil imagens, dá conta não só da grande quantidade de trabalho desenvolvido, como também evidencia a capacidade que teve de colocar a fotografia de teatro noutra relação com o palco, garantindo-lhe um lugar de referência nesta atividade.
Esta exposição visa lançar um primeiro olhar sobre o trabalho do fotógrafo e evidenciar o caráter singular da sua obra, com incidência na colaboração com a companhia Rey Colaço – Robles Monteiro. A modernidade que caracteriza parte significativa da sua obra, convocando conceitos como o de dramaturgia da imagem, cinematografia, fragmentação da cena ou o fotógrafo no palco, fazem ainda deste momento uma oportunidade para olhar para a fotografia de teatro per se e refletir acerca do seu papel e da sua capacidade discursiva.

Quarta a domingo, 30 minutos antes do início dos espetáculos


Ficha técnica:

Curadoria de Cláudia Madeira, Filipe Figueiredo e Teresa Flores

Local: