Fins de semana em família
Jardins Abertos
Nos fins de semana de 22 e 23 e 29 e 30 de maio, o Museu de Lisboa integra mais uma edição dos Jardins Abertos, festival que, desde 2017, abre os portões de jardins privados, semi-privados, institucionais e públicos a toda a população.
Mais uma ocasião, para redescobrir os jardins do Palácio Pimenta, as suas história e biodiversidade ainda participar em oficina para famílias.
Biodiversidade na cidade
De caderno e lápis na mão, recolhendo testemunhos da natureza, exploramos a variedade de formas, cores e texturas dos jardins do Palácio Pimenta.
Maiores de 6 anos
22 de maio, às 11h30
Insetos para que vos queremos
Um exercício de reconhecimento, observação e descoberta das hortas como lugares de encontro com a biodiversidade e onde a diversidade de espécies não para de nos surpreender. Os insetos são parte importante destes ecossistemas, controlando pragas e promovendo a polinização. Para contribuirmos para a sua existência faremos abrigos para insetos e percorreremos os jardins para reconhecermos algumas espécies aqui existentes.
Todas as idades
22 de maio, às 15h30
Imagina, esmaga e pinta – ESGOTADO
De onde vem a tinta e como eram feitas na era pré-industrial? Como é que no século XVII o holandês Dirk Stoop, autor de uma emblemática pintura do Museu de Lisboa, obteve as suas tintas? Vamos responder a todas estas questões nesta oficina.
Todas as idades
23 de maio, às 11h30
Jardins à vista
Passear, conhecer, observar e desenhar. Que histórias pode guardar um jardim? E que histórias lembramos ao passear por ele? Nos jardins do Palácio Pimenta vamos passear e conversar sobre as muitas histórias que nele se cruzam, passadas e presentes, e escolher o local ideal para instalar um cavalete e contemplar, observar e desenhar. Fazer um Jardim à Vista e, assim, parar este tempo numa folha de papel.
Maiores de 6 anos
29 de maio, às 11h30
Tantos animais e plantas
Num dos Jardins do Museu de Lisboa-Palácio Pimenta habitam umas estranhas criaturas. Vamos descobrir que animais e plantas são essas que o ceramista Bordalo Pinheiro fez nascer do barro e que segredos contam elas. Consegues adivinhar?
Todas as idades
29 de maio, às 15h30
Um ramo de brócolos
Os ramos são feitos de flores e os brócolos são para comer. Mas se os brócolos são flores, podemos fazer ramos com eles? Ramos para comer?!
A alimentação saudável associada aos produtos da horta é o tema desta oficina que integra uma atividade, para fazer em família, de realização plástica de pratos bem criativos.
Todas as idades
30 de maio, às 11h30
Atividades gratuitas mediante inscrição prévia: reservas@museudelisboa.pt
Local: