Este evento já ocorreu.

IndieJúnior

cinema
21 agosto a 6 setembro 2021
vários horários
vários locais
IndieJúnior

O IndieJúnior está de volta para mais um ano de aventuras cinemáticas para os miúdos e graúdos do IndieLisboa.

Dentro da sala e também ao ar livre, o IndieJúnior vai levar cinema à Culturgest, Cinema Ideal, Cinema São Jorge e, este ano, ao jardim da Biblioteca Palácio Galveias.

Para além do habitual programa de curtas-metragens, haverá muitas oficinas e atividades paralelas a decorrer, e um Dia da Família que é, como o nome indica, mesmo para todos.

No habitual caleidoscópio de emoções, a programação deste ano olha para o cinema enquanto poço de criação. O fazer, criar e pensar espelhado nas imagens projectadas no ecrã. De menções à batalha que é o teletrabalho para pais com crianças (Contos do Multiverso), a conversas sobre inclusão social e questões de género (Os Sapatos do Louis RaparigasRapazesmix), passando por uma mensagem ecológica e conscienciosa sobre o ambiente que nos rodeia (Orgiástico Hiper-Plástico e Bom Dia Mundo!) e a importância de dar asas à imaginação nos dias que correm (Olá Senhor), são mais de 40 filmes que se aliam a um carácter educativo, mas divertido.

Um dos principais destaques deste ano é o Dia da Família, que decorrerá no próximo dia 4 de Setembro, e que começará por mostrar uma sessão especial de curtas-metragens (+3 anos) –  Laços de Família – com locução ao vivo do actor, escritor e humorista Pedro Cardoso, na Culturgest. Dentro desta, salienta-se uma versão da Terra que não saiu como esperado, como muitos pais em teletrabalho bem o têm dito nos últimos tempos. Na curta-metragem Contos do Multiverso, Deus defronta-se com esta problemática.

A projecção de filmes será seguida pela Festa ao Ar Livre, no jardim da Biblioteca Palácio Galveias, que contará não só com um concerto ao vivo de Gui Calegari, músico e artista do colectivo Baileia, mas também com uma oficina de expressão plástica Sem Limites (3-8 anos), em parceria com a editora Orfeu Negro e jogos inspirados na programação.

Todas as actividades relativas à Festa são gratuitas – inscrição prévia obrigatória para a oficina aqui.

Para acabar o dia, haverá uma sessão ao ar livre da longa-metragem Bom Dia Mundo! (+6 anos), ainda no jardim da Biblioteca Palácio Galveias, um delicado filme feito com figuras de papel de jornal animadas em stop motion e esculturas feitas à mão em cenários pintados com toda a atenção ao detalhe, contado através do olhar de dez animais que, juntos, iluminam as maravilhas da natureza.

 

Programação completa aqui.

Cadernetas Early Bird de 10 bilhetes para o festival ainda podem ser adquiridas pelo valor especial de 25€.


Local:

Biblioteca Palácio Galveias

equipamento municipal
Campo Pequeno 218 173 090

Cinema São Jorge

cinema, equipamento municipal
Avenida da Liberdade, 175 213 103 400 http://cinemasaojorge.pt

Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.

Culturgest

auditório, museu