Filminhos infantis à solta pelo País

Zero em Comportamento

cinema
1 abril a 30 abril 2021
vários horários
Filminhos infantis à solta pelo País

Os Filminhos de abril começam numa loja que vende pequenos bonecos de cordas de plástico onde se esconde um monstro de mil cabeças. Depois, os Tumblies regressam com mais uma aventura onde juntar, separar e dividir são as palavras-chave.

Entretanto, viaja-se até à floresta na companhia de um guarda florestal que lá encontra uma pilha de lixo. Há tempo para as peripécias do Mancha e do Manchinhas e para uma animação em stop-motion acerca de um menino diferente.

Em casa da Miriam, recordam-se algumas fotografias antigas e na cidade ajudamos uma velhinha a encontrar o seu animal de estimação. Acabamos no topo de uma montanha, onde uma casa balança para um lado e para o outro, para descontentamento dos seus inquilinos.

Trailer

https://youtu.be/GsOYva7vmco

1 – NICOLAS E GUILLEMETTE

Virginie Taravel, Animação, França 2008, 9 min.

Numa loja onde se vendem pequenos bonecos de cordas de plástico, “Nicolas, o pequeno músico” é o único totalmente acabado. Certo dia acorda e decide construir “Guillemette, a pequena bailarina”. Mas, por engano, ela transforma-se num monstro de mil cabeças.

 

2 – OS TUMBLIES E A CONSTRUÇÃO

Patrick Raats, Animação, Holanda, 2013, 5 min.

Os Tumblies adoram fazer construções com peças: juntam, separam e dividem. Sempre com muita imaginação e também divertimento. Nas aventuras dos nossos amigos é preciso boa disposição e ser também um bom amigo.

 

3 – OS GUARDIÕES DA FLORESTA

Maris Putnins, Animação, Letónia, 2015, 12 min.

Um guarda florestal encontra uma pilha de lixo descartada na floresta por um cidadão irresponsável. Os seus companheiros – um cachorro, um gato e um rato – em conjunto com outros animais da floresta, engendram um plano para dar uma verdadeira lição ao cidadão.

 

4 – MANCHA E MANCHINHAS: PERDIDOS

Uzi Geffenblad, Lotta Geffenblad, Animação, Suécia, 2012, 7 min.

Apanhar cogumelos na floresta pode ser muito entusiasmante, mas também muito arriscado. O que irá acontecer quando anoitecer? Será que se vão perder?

 

5 – O IRMÃO GRANDE

Jesús Pérez, Elisabeth Huttermann, Animação, Suíça, 2011, 6 min.

Um menino e uma menina tratam mal um outro menino que é diferente. Mas isso vai mudar quando eles descobrirem que, afinal, ele é o seu irmão mais velho.

 

6 – AS AVENTURAS DE MIRIAM: AS CORES

Girlin-Bassovskaja, Animação, Estónia, 2008, 5 min.

Miriam encontra fotografias antigas e começa a ver o mundo à sua volta a preto e branco. O irmão mais novo e a galinha também. Mas o preto e branco fá-los ficarem tristes. Felizmente há um arco-íris. Juntos vão colorir as coisas para que fiquem normais.

 

7 – NA CIDADE

Anne Castaldo, Sarah Chalek, Elsa Nesme, Adrien Rouquié, Animação, França, 2017, 6.31 min.

Uma senhora idosa sai da sua casa e percorre a cidade em busca do seu animal de estimação que foi libertado acidentalmente pela menina que vive no apartamento ao lado.

 

8 – NO FIM DO MUNDO

Konstantin Bronzit, Animação, França, 1998, 7 min.

As peripécias de uma casa precariamente equilibrada. Construída na parte superior de um monte, balança para trás e para a frente, para grande descontentamento dos seus inquilinos. Considerado, por muitos, como um dos melhores filmes de animação de sempre.