Este evento já ocorreu.

Figueiredo Sobral

A Singularidade de um Mestre

artes
17 dezembro 2019 a 10 outubro 2020
vários horários
Casa da Liberdade - Mário Cesariny
Figueiredo Sobral

José Maria Figueiredo Sobral nasceu em Lisboa em 1926 e faleceu na mesma cidade em 2010, aos 85 anos de idade. Artista multifacetado dominava não só a pintura como também o design gráfico, ilustração, cenografia e poesia. O artista integrou o grupo surrealista português formado por António Maria Lisboa e Mário Cesariny. Opositor do regime ditatorial de Oliveira Salazar, foi preso inúmeras vezes por razões políticas, acabou por refugiar-se no Brasil durante a década de 1970.

Esta coleção foi essencial para o percurso artístico de Figueiredo Sobral, foi nesta época que adotou a sua paleta cromática de tons terra a qual utilizou até o fim de sua vida. Foi, também aí, que fez inúmeras experimentações recorrendo a materiais e técnicas diversos, tendo obtido resultados plásticos notáveis de caráter onírico.

A mostra composta por 108 obras do mestre surrealista português celebra a sua vida de produção artística diversificada através da sua capacidade técnica que abrange a colagem, a pintura em relevo, a escultura em metal, cerâmica, entre outros.

Terça a sábado, das 14h às 20h
Vistas por marcação prévia para 218 822 607/8


Local: