Eurico Lino do Vale
Volterra, portraits of local people
Esta exposição tem como título Volterra, uma cidade da Toscânia onde Eurico Lino do Vale realizou um projecto fotográfico. A sua viagem até Volterra resultou de uma viagem que o artista realizou em 1997 entre Duesseldorf, onde estudava na Academia de Belas Artes, e a Toscânia, em Itáila.
É um registo de uma viagem não programada, como um acontecimento inesperado que surpreendeu o artista e a sua bagagem de bolso, uma máquina fotográfica de médio formato. Esse instrumento, tem sido, desde a década de 1990, a base, o estúdio e, de um modo muito específico, a confirmação de uma relação muito singular com a sua aproximação a figuras e personagens que descrevem um olhar objectivo e despojado sobre contextos muito diversos.
Nesta exposição, o artista apresenta um conjunto de fotografias inéditas de pessoas que se cruzaram com ele na fugacidade dessa viagem e, uma outra figura, também central na composição, uma árvore. Da memória dessa viagem o artista desenvolveu ainda um livro de bolso, como uma sebenta anotada a posteriori, pelas imagens e breves notas que se apresenta como um livro de artista.
João Silvério
Terça a sábado, das 10h às 19h
Ficha técnica:
Curadoria de João Silvério
Local: