Dry Season Wind – Jarracharra

artes
26 janeiro a 5 maio 2024
vários horários
Museu do Oriente
Dry Season Wind – Jarracharra

A Fundação Oriente, em colaboração com a Embaixada da Austrália em Portugal acolhe a exposição Dry Season Wind – Jarracharra, uma poderosa coleção de arte têxtil produzida por mulheres indígenas da região de Maningrida, no oeste de Arnhem Land, na Austrália.

Dry Season Wind – Jarracharra é uma iniciativa do remoto Bábbarra Women’s Centre que, em 2019 chamou a atenção internacional e causou uma grande agitação no sector têxtil e da moda indígena com a apresentação, na Embaixada da Austrália em Paris, das obras de cinco das suas artistas. Desde essa data, a exposição tem passado por diversos países, chegando agora a Portugal com uma coleção de 52 obras de arte têxtil, estampadas à mão, da autoria de 20 artistas.

Os designs apresentados em Jarracharra inspiram-se na própria terra de onde as artistas provêm. Apresentam motivos simples mas entusiásticos, como rochas sagradas, espíritos femininos da água, tartarugas, caranguejos da lama, alimentos do mato, locais de recolha de alimentos e cerimónias, juntamente com narrativas de djang, as suas histórias ancestrais de criação, que promovem a preservação da terra e do estilo de vida para as gerações futuras e apresentam ao mundo uma nova visão da arte indígena australiana.

Terça a quinta, sábado e domingo, das 10h às 18h, sexta, das 10h às 20h



8 €

Local:

Avenida Brasília, Doca de Alcântara 213 585 200 https://www.foriente.pt/