Com a Linha de Sombra…
Reabertura da Cinemateca

Retomando a sua regular atividade editorial, a Cinemateca publica em abril dois novos livros e acompanha esses lançamentos, em colaboração com a livraria Linha de Sombra, de sessões de cinema.
O primeiro livro, A Coleção Colonial da Cinemateca, com textos de Joana Pimentel e uma longa entrevista, aborda essa componente do património cinematográfico português preservado pela Cinemateca. O lançamento do livro antecede a projeção de Deixem-me ao menos subir às palmeiras…, de Joaquim Lopes Barbosa.
O segundo livro agora publicado, Luis Miguel Cintra: O Cinema, “fecha” o Ciclo de cinema com o mesmo nome que a Cinemateca organizou, em 2017, dedicado ao ator. A anteceder e a suceder o lançamento do livro na presença de Luis Miguel Cintra a 29 de abril, na livraria Linha de Sombra, são apresenatdos dois documentários sobre o fundamental trabalho do Teatro da Cornucópia e do percurso de Luis Miguel Cintra: A Ilha, de Ricardo Aibéo, e 6 Grados: Luis Miguel Cintra 10.2006-07.2014, de Pablo Llorca, esta sessão é seguida de uma conversa com o ator e encenador.
O terceiro lançamento do mês na Linha de Sombra é dedicado à mais recente obra de José Bértolo — Espectros do Cinema – Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues e antecederá a exibição dos filmes Visita ou Memórias e Confissões e Où en Êtes-Vous João Pedro Rodrigues?
Programa:
23 abril: 19h30
DEIXEM-ME AO MENOS SUBIR ÀS PALMEIRAS…
De Joaquim Lopes Barbosa
26 abril: 19h
OÙ EN ÊTES-VOUS, JOÃO PEDRO RODRIGUES?
De João Pedro Rodrigues
VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES
De Manoel de Oliveira
29 abril:
16h
A ILHA
De Ricardo Aibéo
19h
6 GRADOS: LUIS MIGUEL CINTRA 10.2006-07.2014
De Pablo Llorca
Conversa com Luís Miguel Cintra
Local: