Este evento já ocorreu.

Ciclo de cinema Incomod’Arte

Deficiência e Sociedade

cinema
7 dezembro 2019
Teatro Thalia
Ciclo de cinema Incomod’Arte

O Ciclo de Cinema Incomod’Arte – Deficiência e Sociedade nasceu na sequência de um projeto de investigação promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) – Projeto DECIDE – Deficiência e autodeterminação: o desafio da “vida independente” em Portugal, cujo objetivo era o de analisar as condições de vida e inclusão social das pessoas com deficiência em Portugal, à luz das perspetivas internacionais em torno do conceito de vida independente.

Realiza-se agora a 2.ª edição do evento que aborda a problemática da vida quotidiana das pessoas com deficiência. Os filmes a exibir são seguidos de debate e vão ter como mote a vida independente e o desporto. Esta edição, ao realizar-se no mês de dezembro, pretende também assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, dia 3 de dezembro.

Programa:

14h30

Abertura do Ciclo


14h45

Defiant Lives
De Sarah Barton (Austrália, 2017)
Retrata o historial do ativismo das pessoas com deficiência na defesa dos seus direitos, nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália.


16h

1.º Painel: Paula Campos Pinto (Coordenadora do Observatório da deficiência e Direitos Humanos) (moderadora), Jorge Falcato (Ativista pelos direitos das pessoas com deficiência), José Patrício (Presidente da Associação Paralisia Cerebral de Almada e Seixal)


17h30

Campeões
De Javier Fesser (Espanha, 2018)
Prende-se com uma crítica sobre a construção da normalidade.
Marco é o treinador assistente de uma das melhores equipas de basquetebol da liga espanhola. Um dia, após uma discussão com o treinador principal da equipa, resolve afogar na bebida as suas frustrações pessoais e o seu mau feitio, acabando por se envolver num acidente de automóvel que o leva a tribunal. Como consequência, perde o emprego, a namorada, e a sua sentença é também o pior castigo possível para o seu ego: treinar um grupo de jogadores com deficiências intelectuais, que nunca antes haviam tocado numa bola. Mas através da sua inocência, ternura e muito bom humor, serão estas pessoas que vão ensinar a Marco o que realmente interessa.


18h45

2.º painel: Marco Paiva (Presidente da Associação Terra Amarela) (moderador), Pedro Bártolo (Atleta internacional de Basquetebol em cadeira de rodas – Equipa Basketmi Ferrol de Espanha), José Pavoeiro (Técnico de desporto adaptado)


19h30

Sessão de encerramento

Filmes legendados em português e com audiodescrição.
Debates com interpretação em Língua Gestual Portuguesa


Local:

Estrada das Laranjeiras 205 217 811 690