Cabaret Repórter X

André Murraças

teatro
12 janeiro a 31 janeiro 2021
qua: 19h30; qui: 19h30; sex: 19h30; sáb: 19h30; dom: 16h
São Luiz Teatro Municipal
Cabaret Repórter X

Cabaret Repórter X é uma peça de teatro musical em forma de cabaré, sobre a vida do mais famoso jornalista português: Reinaldo Ferreira. Em palco, viajamos às noites dos cabarés lisboetas dos anos 20 e circulamos entre as histórias reais daquele ambiente boémio e as histórias inventadas pelo repórter que deliciava a cidade.

Falso jornalista, incrível ficcionista, malogrado pai de família e morfinómano assumido, Reinaldo Ferreira imaginou entrevistas com Mata-Hari e Conan Doyle, enviou reportagens da Rússia sem nunca lá ter ido, criou um dos primeiros detetives da literatura policial, deu forma a uma galeria interminável de heróis de folhetim, fundou jornais e realizou filmes. É ele a personagem central desta peça com muito jazz, mulheres fatais e aristocratas falidos.

Com ele voltamos aos cabarés do Rossio, às noites no Maxime e às portas do Bristol Club, para ver a aristocracia misturada com mulheres de má-vida e gangsters de bairro. Uma Lisboa que existia e outra Lisboa que existia apenas na cabeça deste repórter. Um espectáculo que fala da importância das histórias nas nossas vidas e de como precisamos de acreditar nelas, mesmo que sejam mentira.

ANTESTREIA DIA 12 DE JANEIRO, ÀS 19H30.

Récita com língua gestual portuguesa, a 24 de janeiro, domingo, às 16h


Ficha técnica:

Pinguim Púrpura. André Murraças, texto, letras das canções e encenação; James Uhart, música; Francisco Goulão, Joana Manuel, João Duarte Costa, Miguel Raposo, Mónica Garnel e James Uhart, interpretação.

Local: