Cabaret Repórter X
André Murraças

Cabaret Repórter X é uma peça de teatro musical em forma de cabaré, sobre a vida do mais famoso jornalista português: Reinaldo Ferreira. Em palco, viajamos às noites dos cabarés lisboetas dos anos 20 e circulamos entre as histórias reais daquele ambiente boémio e as histórias inventadas pelo repórter que deliciava a cidade.
Falso jornalista, incrível ficcionista, malogrado pai de família e morfinómano assumido, Reinaldo Ferreira imaginou entrevistas com Mata-Hari e Conan Doyle, enviou reportagens da Rússia sem nunca lá ter ido, criou um dos primeiros detetives da literatura policial, deu forma a uma galeria interminável de heróis de folhetim, fundou jornais e realizou filmes. É ele a personagem central desta peça com muito jazz, mulheres fatais e aristocratas falidos.
Com ele voltamos aos cabarés do Rossio, às noites no Maxime e às portas do Bristol Club, para ver a aristocracia misturada com mulheres de má-vida e gangsters de bairro. Uma Lisboa que existia e outra Lisboa que existia apenas na cabeça deste repórter. Um espectáculo que fala da importância das histórias nas nossas vidas e de como precisamos de acreditar nelas, mesmo que sejam mentira.
ANTESTREIA DIA 12 DE JANEIRO, ÀS 19H30.
Récita com língua gestual portuguesa, a 24 de janeiro, domingo, às 16h
Ficha técnica:
Pinguim Púrpura. André Murraças, texto, letras das canções e encenação; James Uhart, música; Francisco Goulão, Joana Manuel, João Duarte Costa, Miguel Raposo, Mónica Garnel e James Uhart, interpretação.
Local: