Bordalo em Trânsito

Exposição de longa duração

artes
9 julho 2021 a 30 novembro 2022
vários horários
Museu Bordalo Pinheiro
Bordalo em Trânsito
Bordalo em Trânsito convida a um percurso através da obra do artista, num ensaio que revisita os seus temas de eleição e oferece uma leitura plural e informada do seu talento, criatividade e notável capacidade de trabalho.

A exposição Bordalo em Trânsito apresenta-se como uma proposta de releitura dos temas bordalianos à luz do presente, com a preciosa nota de que o espírito crítico e o humor podem ser os aliados perfeitos para a construção de uma cidadania ativa, participada, construtiva.

Está organizada em três núcleos:

Bordalo ao Espelho imagina uma biografia muito divertida: através do autorretrato, em que foi mestre, o artista apresenta-se, transfigura-se, desafia o sentido de observação dos mais incautos, convida ao riso e convoca o espanto: quantos Bordalos cabem num Bordalo só?

Zé Povinho, Identidade e Política, a principal criação de Bordalo, o glorioso Zé Povinho, mostra a sua garra e, naturalmente, a falta dela também. Esta representação simbólica do povo português apresenta um caráter e atitudes perante o poder que vão da indiferença e da passividade à vontade em reagir e assumir um papel de cidadão ativo e responsável.

Bordalo à Mesa celebra um tema que lhe era querido ao corpo e ao espírito: a boa mesa. Os alimentos e a gastronomia enriquecem registos gráficos e peças de cerâmica de opulência real. Em ambientes realistas ou humorísticos, desde o mais simples legume à mais cerimoniosa refeição, a comida serve, também, como metáfora para a crítica política e social – sem papas na língua.

Terça a domingo, das 10h às 18h


Local: