As estreias da semana

A partir de 10 de junho nos cinemas

cinema
10 junho a 16 junho 2021
As estreias da semana

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Esta semana destaque para Nocturno, o mais recente filme de Gianfranco Rosi filmado durante três anos no Médio Oriente. Uma obra que dá voz a histórias que atravessam divisões geográficas e que têm em comum a violência e destruição. Miss Marx chega também às salas, um filme biográfico sobre Jenny Julia Eleanor, a filha mais nova do filósofo e sociólogo Karl Marx. De salientar ainda O Espião Inglês, um thriller de espionagem baseado em factos verídicos, que tem Benedict Cumberbatch como protagonista.

Miss Marx

De Susanna Nicchiarelli, de Romola Garai, Patrick Kennedy, John Gordon Sinclair

ITA/BEL, 2020, Cores, 107 min., M/12

A filha mais nova de Karl Marx é brilhante, inteligente, apaixonada e livre. É uma das primeiras mulheres a abordar os temas do feminismo e socialismo, a lutar pelos direitos dos trabalhadores, das mulheres e pela abolição do trabalho infantil. Mas a sua vida é destruída por uma trágica história de amor que começa, em 1883, quando conhece Edward Aveling.

Nocturno

De Gianfranco Rosi

ITA, 2020, Cores, 100 min., M/14

Filmado ao longo de três anos nas fronteiras entre o Iraque, Curdistão, Síria e Líbano, relata as dificuldades diárias de quem tenta reconstruir a vida apesar dos efeitos devastadores das guerras civis, ditaduras, invasões estrangeiras e da presença mortal do grupo terrorista ISIS.

As Andorinhas de Cabul

De Zabou Breitman, Eléa Gobbé-Mévellec, com (vozes) Simon Abkarian, Zita Hanrot, Swann Arlaud

FRA, 2019, Cores, 81 min., M/14

Animação que segue a vida de dois casais na cidade de Cabul ocupada pelos talibans. As vidas do carcereiro Atiq e da mulher deste cruzam-se com a de Mohsen e Zunaira, professores destituídos, quando Zunaira é levada para a prisão onde trabalha Atiq. Um filme sobre a opressão de um regime brutal e o impacto que a ideologia deste tem nas relações daqueles que o vivem.

Entre a Morte

De Hilal Baydarov, com Orkhan Iskandarli, Rana Asgarova, Huseyn Nasirov

MEX/EUA/Azerbaijão, 2020, Cores, 88 min., M/14

Davud é um jovem que tenta encontrar sua família “verdadeira”, aquela que lhe dará sentido para a sua vida. Ao longo de um dia cruza-se com uma série de pessoas e vive situações extremas.No fim desta jornada de autodescoberta regressa de volta ao lugar onde sempre viveu e ao amor que sempre esteve presente. Mas é tarde de mais.

Chaos Walking – O Ruído

De Doug Liman, com Tom Holland, Daisy Ridley, Demián Bichir, David Oyelowo, Mads Mikkelsen

CAN/EUA/Hong-Kong, 2021, Cores, 109 min., M/12

Num futura não muito distante O Ruído, uma infeção rara e perigosa, causou o inimaginável: todas as mulheres foram mortas e os pensamentos de todos os homens são audíveis. Neste contexto o jovem Todd Hewitt descobre a existência de uma rapariga, Viola, que pode ser a solução para resolver o caos que se vive. Juntos vão procurar respostas.

O Espião Inglês

De Dominic Cooke, com Benedict Cumberbatch, Merab Ninidze, Rachel Brosnahan, Vladimir Chuprikov

EUA/GB, 2020, Cores, 112 min., M/12

A história de como o espião da Guerra Fria, Greville Wynne e o seu informador russo tentam por fim à crise dos mísseis cubanos que abalou o mundo nos anos de 1960.

Missão Inesperada

De Robert Lorenz, com Katheryn Winnick, Liam Neeson, Teresa Ruiz

EUA, 2021, Cores, 108 min., M/14

Jim Hanson, um ex-atirador de elite do exército, vive isolado junto à fronteira entre os EUA e o México. A sua vida muda quando testemunha a morte de Rosa, uma emigrante fugitiva de um cartel de droga e que está acompanhada pelo filho de 11 anos. À beira da morte, Rosa implora a Jim que proteja o seu filho e o deixe em segurança com a família. Para cumprir o prometido, Hanson faz-se à estrada com o rapaz. Os dois conseguem lentamente ultrapassar as suas diferenças e entre ambos nasce uma amizade improvável.

Ao Ritmo de Washington Heights

De Jon M. Chu, com Anthony Ramos, Corey Hawkins, Leslie Grace

EUA, 2021, Cores, 120 min., M/12

Adaptação do musical homónimo. A narrativa decorre no bairro nova-iorquino de Washington Heights, onde o dono de uma pequena loja sonha com uma vida melhor. A esperança que sente une todo o bairro através de canções e dança.

Demon Slayer – Kimetsu No Yaiba – O Filme: Comboio Infinito

De Haruo Sotozaki, com Natsuki Hanae, Akari Kitô, Yoshitsugu Matsuoka

JAP, 2020, Cores, 117 min., M/14

Tanjirou e seus amigos juntam-se ao Pilar de Chamas Kyojuro Rengoku para enfrentar o demónio a bordo do Comboio Infinito, com destino ao desespero, onde mais de 40 pessoas desapareceram num período muito curto de tempo. O objetivo é enfrentarem o demónio a bordo do Comboio Infinito. O que eles não sabem é que estão a cair numa armadilha mortal montada por Enmu, o Demónio do Sonho e um dos 12 Demónios da Lua.