As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 5 de outubro
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para o filme português A Fada do Lar, uma comédia realizada por João Maia e protagonizada por Joana Metrass. Destaque também para Das Profundezas, o novo filme de Michelangelo Frammartino, que recebeu o prémio especial do júri no 78.º Festival de Veneza.
A Fada do Lar
De João Maia, com Dalila Carmo, Joana Metrass, Elmano Sancho, Manuel Cavaco, Cleia Almeida, Alfredo Brito
POR, 2022, M/16
Comédia escrita por André Guerra dos Santos que acompanha a vida de Vera, mãe solteira com dois filhos pequenos, obrigada a ter dois empregos para sobreviver: caixa num supermercado de dia e stripper à noite. Quando uma noite reage violentamente com um cliente mais atrevido é condenada em tribunal a cumprir serviço comunitário num lar de idosos. Na nova função a sua irreverência e juventude entram em choque com o autoritarismo e desumanidade da diretora do lar. Mas para os idosos que ali vivem, Vera é uma lufada de ar fresco que com o tempo se transforma numa verdadeira fada do lar.
Das Profundezas
De Michelangelo Frammartino, com Mila Costi, Paolo Cossi, Claudia Candusso
ITA, 2021, 93 min.
Em agosto de 1961, os jovens membros do Grupo Espeleológico Piemontês dirigem-se para o sul. Na Calábria, e descendo às profundezas da terra, vão descobrir a segunda gruta mais profunda do mundo: o Abismo de Bifurto.
Bandido
De Allan Ungar, com Olivia d’Abo, Elisha Cuthbert, Mel Gibson, Josh Duhamel
CAN, 2022, 126 min., M/12
Depois de fugir de uma prisão do Michigan, um ousado criminoso de carreira assume uma nova identidade no Canadá, o que lhe permite assaltar um recorde de 59 bancos e joalharias. Inspirado numa história verídica.
A Mulher Rei
De Gina Prince-Bythewood, com Viola Davis, Lashana Lynch, John Boyega, Hero Fiennes Tiffin
EUA, 2022, 144 min.
Uma história épica inspirada em fatos reais ocorridos no Reino do Daomé, um dos estados mais poderosos da África nos séculos XVIII e XIX.
Orfã: A Origem
De William Brent Bell, com Isabelle Fuhrman, Julia Stiles, Rossif Sutherland
EUA, 2022, 99 min.
Prequela do filme A Órfã, de 2009, que explica como Esther fugiu de um hospital psiquiátrico na Estónia e viajou até aos EUA onde se fez passar pela filha desaparecida de um casal rico.
Bem-vindo ao Mundo dos Ogglies
De Jens Møller, Toby Genkel, com (vozes) Susana João, Paulo Oom, Nelson Raposo
ALE/BEL, 2021, 85 min., M/6
Os Ogglies descobrem em Smelliville um novo lar. O único problema deste local é o mau cheiro provocado pelo depósito de lixo. Quando Max e uma amiga conhecem os Ogglies na lixeira, percebem que eles são a solução para o problema, porque os Ogglies comem lixo. Tudo corre bem até a mãe de Max e um empreiteiro terem outros planos para o depósito…