As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 21 de julho
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Esta semana chega às salas uma nova versão do filme O Pai Tirano (1941), de António Lopes Ribeiro. O realizador João Gomes transpõe para 2022 a comédia que há 81 anos revelava, com bom humor, o que representava ser português. Destaque também para a estreia da segunda longa-metragem de Luisa Homem, sobre a vida da geógrafa Suzanne Daveau. De salientar ainda Pela Estrada Fora, filme de estreia do iraniano Panah Panahi e Marx Pode Esperar, um documentário muito pessoal do cineasta de renome Marco Bellocchio que teve antestreia mundial no Festival de Cannes, onde o realizador recebeu a Palma de Ouro Honorária.
O Pai Tirano
De João Gomes, com Carolina Loureiro, Cleia Almeida, Diogo Amaral, Diogo Valsassina, Jessica Athayde, José Raposo
POR, 2022, Cores
O remake do filme O Pai Tirano (1941) conta a história de uma companhia de teatro, onde homens e mulheres apaixonados vivem uma intriga de enganos e mal-entendidos. Paixões não correspondidas, a encenação de um espetáculo de teatro muito especial e um desfecho atribulado, são os ingredientes desta divertida história.
Suzanne Daveau
De Luisa Homem
POR, 2019, Cores, 119 min., M/12
Em quatro capítulos o filme narra a história de vida da geógrafa Suzanne Daveau (Paris, 1925), uma mulher aventureira, distinta e intemporal. Através das suas memórias, percorrem-se inúmeros territórios e contextos históricos, desde o início do século XX até aos dias de hoje.
Estrada Fora
De Panah Panahi, com Pantea Panahiha, Hasan Majuni, Rayan Sarlak, Amin Simiar
Irão, 2021, Cores, 93min., M/12
O filme acompanha a viagem de carro de uma família caótica. Durante o trajeto, por uma paisagem acidentada, as tensões familiares vão sobressaindo.
Marx Pode Esperar
De Marco Bellocchio
ITA, 2021, Cores, 96 min., M/12
Documentário onde o cineasta Marco Bellocchio evoca a memória do irmão. Marco reúne toda a família para um almoço, 50 anos depois do seu irmão gémeo, Camillo, se suicidar. Conversando com várias pessoas que conheceram o irmão, Marco Bellocchio reconstrói o passado, e finalmente dá corpo a um fantasma com o qual lidou ao longo da vida.
Que Mal Fizemos Todos a Deus?
De Philippe de Chauveron, com Christian Clavier, Chantal Lauby, Ary Abittan, Medi Sadoun
FRA, 2021, Cores, 98 min., M/12
Claude e Marie Verneuil estão prestes a celebrar o 40.º aniversário de casamento, para celebrar as filhas decidem organizar uma grande festa na casa da família em Chinon. Os pais dos genros também estarão presentes o que contribuirá para uma reunião familiar pouco pacífica.
Zona de Perigo
De Sophia Banks, com Michelle Monaghan, Jai Courtney, Jason Clarke, Uli Latukefu
EUA, 2022, Cores, 93 min., M/16
Um grupo de oficiais, estacionado numa base militar secreta, tem de lutar pela vida, quando um prisioneiro consegue fugir e os persegue um a um.
Galilebre e o Templo Perdido
De Ben Stassen, Benjamin Mousquet, com (vozes) Tiago Teotónio Pereira, Carolina Patrocínio
BEL/FRA, 2022, Cores, 91 min., M/6
Galilebre é um jovem herói que nasceu meio lebre, meio galinha e foi adotado pelo Rei Pedro, uma famosa lebre aventureira. Quando o maior vilão do reino foge da prisão e ameaça derrubar o seu pai, Galilebre e um grupo de amigos vão fazer tudo ao seu alvcance para impedir que tal aconteça.
Shamshera
De Karan Malhotra, com Ranbir Kapoor, Sanjay Dutt, Vaani Kapoor
ÍNDIA, 2022, Cores, 158 min., Legendado em inglês
Situado no coração da Índia na era pré-independência do século XIX, Shamshera conta a história de uma tribo de bandidos armados que lutam contra o domínio britânico por seus direitos e independência.