Adagio Hammerklavier+ Short Cut+ In the Future
CNB/ Hans van Manen
A Companhia Nacional de Bailado inaugura a temporada 19/20 no Teatro Camões, em Lisboa, com um espetáculo com três obras do coreógrafo holandês Hans van Manen: Adagio Hammerklavier, Short Cut e In The Future. Hans van Manen é uma das grandes referências da dança desde a segunda metade do século XX aos dias de hoje. As obras que a CNB agora dança representam, cada uma delas, uma época distinta da carreira deste coreógrafo, nomeadamente dos anos 70, 90 e 80 do século XX.
ADAGIO HAMMERKLAVIER
Adagio Hammerklavier é reconhecido mundialmente como um dos clássicos do século XX. Uma peça para três casais, coreografada sobre a sonata para piano de Beethoven, no. 29, opus 106. É considerado como o bailado mais lírico e académico de Hans van Manen e traduz uma visão lúcida e analítica das oscilações emocionais que ocorrem na vida de uma pessoa comum. Ao longo da peça os sentimentos alternam-se entre atração e repulsa, paixão e amor não correspondido.
Coreografia Hans van Manen
Música Ludwig van Beethoven Derde deel uit Sonate für das Hammerklavier no. 29, opus 106
Cenografia e figurinos Jean-Paul Vroom
Desenho de luz Jan Hofstra
Supervisão e acompanhamento da montagem do desenho de luz Bert Dalhuysen
Assistente do coreógrafo Mea Venema
Interpretação bailarinos da CNB
SHORT CUT
Criada em 1999, Short Cut é uma peça de Hans van Manen para quatro bailarinos. Fortemente inspirado pela partitura de Jacob ter Veldhuis, o coreógrafo tira partido das tonalidades, do ritmo e da poesia desta obra. Acompanhando a música, a dança centra-se no pas de deux e revela a extraordinária elasticidade desta forma.
Coreografia Hans van Manen
Música Jacob ter Veldhuis
Slow Movement String quartet No. 3 There must be some way out of here (1994); Movement 4 Trianon de porcelain from String quartet No. 1 Versailles (1990) © Donemus Publishing BV
Cenografia e figurinos Keso Dekker
Desenho de luz Joop Caboort
Assistente do coreógrafo Nancy Euverink
Interpretação bailarinos da CNB
IN THE FUTURE
Coreografado originalmente para o Ballet Scapino de Roterdão, em 1986, In the Future é uma peça enérgica, divertida e surpreendente, criada para doze bailarinos com música de David Byrne e figurinos de Keso Dekker. Foi graças a peças como In the Future – em que se evidencia a simplicidade e a estrutura clara do seu trabalho – que Hans van Manen ficou conhecido como o “Mondrian da dança”.
Coreografia Hans van Manen
Música David Byrne In the future, Winter, The sound of business
Desenho de luz Joop Caboort
Cenografia e figurinos Keso Dekker
Assistente do coreógrafo Íris Reyes
Ficha técnica:
Hans van Manen, coreografias.
Local: