Este evento já ocorreu.

A Pré-história no Carmo

Workshops de Arqueologia Experimental

ciências
18 janeiro a 16 maio 2020
11h30
Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo
A Pré-história no Carmo

O Museu Arqueológico do Carmo e a Prehistoric Skills Events (Pedro Cura), convidam todos os interessados a viajar até à Pré-História, mais especificamente até ao Calcolítico, recriando e reproduzindo os principais artefactos e actividades do quotidiano das comunidades que habitaram lugares como Vila Nova de São Pedro (Azambuja).

Estes workshops de arqueologia experimental irão ter lugar uma vez por mês, ao longeo, de cinco meses –  de janeiro a maio.

Pedra Lascada
18 de janeiro

Esta sessão consistirá na reprodução de utensílios líticos, partindo dos princípios básicos do talhe da pedra e utilizando as mesmas matérias-primas que eram usadas durante a Pré-História.

Cerâmica

22 de fevereiro
Na primeira parte, vão-se observar objectos já produzidos (arqueológicos e/ou reproduções do Calcolítico, recuperados em Vila Nova de São Pedro), havendo lugar a uma demonstração de confecção de pastas e técnicas de fabrico de recipientes. Na segunda parte, a partir de uma pequena porção de pasta, os participantes vão poder produzir um recipiente ou um peso de tear.
Produção de Queijo
14 de março
Nesta atividade propomos aos participantes reproduzir uma das técnicas tradicionais de fazer queijo de cabra com flor de cardo, utilizando réplicas de recipientes calcolíticos que são normalmente interpretados como queijeiras.
Arte Rupestre
4 de abril
A atividade de arte pré-histórica consiste na reprodução de técnicas de pintura e gravura rupestre desenvolvidas durante a pré-história. Na pintura será exemplificado como poderiam ser produzidas as tintas a partir de vários pigmentos naturais, explicando em seguida diversas técnicas de pintura utilizando esses mesmo pigmentos. Na gravura são exemplificadas diferentes técnicas de gravura desenvolvidas ao longo de toda a pré-história recorrendo-se à utilização de diversos utensílios líticos.
Tecelagem
16 de maio
A primeira parte desta sessão corresponde à observação de objectos relacionados com teares e tecidos fabricados (arqueológicos e/ou reproduções), explicando o funcionamento de dois tipos de tear que, tendo em conta os elementos arqueológicos que temos disponíveis, poderão ter sido utilizados durante o Calcolítico e no povoado de Vila Nova de São Pedro. Recorrendo a um tear construído pelo coordenador da sessão, a segunda parte estará destinada, exclusivamente, à sua utilização, procurando produzir pequenas tiras, faixas ou pulseiras, testando distintas técnicas e padrões decorativos.

Duas sessões:
manhã: 10.00 - 13.00
tarde: 15.00 - 18.00

Actividade para Adultos e Famílias ( Idade mínima aconselhável dos participantes - 8 anos)


Ficha técnica:

Inscrições e Informações: Através do email: cesar.neves@arqueologos.pt. É necessária a inscrição prévia na sessão pretendida.

Local: