Este evento já ocorreu.

Justiça Ambiental em Tempos de Covid-19

Ciclo Retomar a Cidade

ciências
2 junho a 23 julho 2020
vários horários
Justiça Ambiental em Tempos de Covid-19

 

O Goethe-Institut Portugal e a Fundação Friedrich Ebert em Portugal estão a desenvolver, desde o final de abril, com o apoio da Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, uma profunda reflexão sobre a justiça ambiental urbana, inserida na série de eventos RETOMAR A CIDADE, que focou, em 2019, os temas da mobilidade e da habitação, apresentando caminhos futuros possíveis para uma vida mais sustentável nas nossas cidades. Em causa está pensar de que forma se pode garantir que os acessos a espaços verdes e bens ambientais na cidade sejam distribuídos de uma forma mais justa, reflexão que se torna ainda mais urgente com a atual pandemia.

O debate arrancou com um primeiro encontro online entre especialistas da academia e de movimentos civis de Portugal e de outros países europeus, para desenvolver em conjunto o enquadramento e o formato deste debate. Nesta situação de limitações impostas pela pandemia do covid-19, o objetivo é transformar o ciclo num processo mais intenso que contribua para uma reflexão crítica e produtiva sobre questões de justiça no contexto do planeamento urbano sustentável. Partindo de experiências a nível internacional, o objetivo é tornar estas experiências num contributo enriquecedor para o contexto específico de Lisboa, no âmbito da nomeação como Capital Verde Europeia 2020.

O projeto será assim composto por uma série de encontros entre especialistas e representantes de iniciativas da capital portuguesa e de outras cidades europeias, pela publicação de artigos e vídeos nos canais digitais das duas instituições – o primeiro artigo da autoria da investigadora Jessica Verheij, que aprofunda as questões que formam a base do debate sobre a justiça ambiental urbana, pode ser lido aqui  – e por fim, por um debate público digital, previsto para meados de julho, onde serão discutidos os pontos cruciais desta reflexão.