Vizinhanças – ausências e presenças em torno da CMAG

artes
2 julho 2025 a 1 março 2026
vários horários
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
Vizinhanças – ausências e presenças em torno da CMAG

Inaugurando as comemorações dos 120 anos da atribuição do Prémio Valmor à Casa Atelier José Malhoa, a exposição – Vizinhanças: Ausências e Presenças em Torno da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, procura desvendar e revelar rupturas e continuidades do entorno da Casa Atelier José Malhoa – Prémio Valmor de 1905, e da posterior Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves.

A pesquisa nos Arquivos da Câmara Municipal de Lisboa, entendidos como espaços de criação de brechas e de pistas, possibilitou contactar com o passado, prosseguir o sentido da teoria da suspeita, e preencher silêncios.

Através de uma pesquisa intencional e aberta das fontes primárias (plantas, mapas, planos, projetos, processos de obra, fotografias, publicações periódicas…) realizada por uma equipa colaborativa com um olhar radiográfico, montam-se narrativas iniciadas no Alto das Picoas com fortes e quintas, assinalados na cartografia histórica, e prossegue-se com as transformações do tecido urbano, associadas ao Plano das Avenidas Novas de finais de oitocentos, e associadas aos ambientes construídos.

Assim, partindo da cidade contemporânea, ela própria fonte primordial de informação e como resultado da investigação, exibem-se e assinalam-se mutações da morfologia urbana (estradas, ruas, avenidas, praças, quintas, hortas, jardins, muros, quarteirões) e de edificações atuais e desaparecidas (Palacetes, Moradias, Prédios de Rendimento, Matadouro, Mercado, Hotel, Maternidade, Estação dos Correios, Capela, Igreja, Cine-Teatro, Centros-Comerciais…).

Terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h


Local:

Avenida 5 de Outubro, 6 - 8 213 540 823 www.facebook.com/cm.anastaciogoncalves

comunicacao.cmag@museusemonumentos.pt