Vacinas: O Bem Social e a Autonomia Individual

ciência
25 fevereiro 2021
18h00
Vacinas: O Bem Social e a Autonomia Individual

Quando está a decorrer a campanha de vacinação para a COVID19, a Academia de Ciências de Lisboa apresenta um debate / conferência sobre o tema, intitulado Vacinas: O Bem Social e a Autonomia Individual, integrada no Ciclo Ao Encontro da Sociedade, promovido pela instituição.

As vacinas ajudaram a erradicar doenças infeciosas fatais e são um dos pilares mais sólidos da medicina preventiva. Graças aos seus benefícios para a saúde pública, adquiriram uma grande popularidade, contestada nas últimas décadas, com base em estudos comprovadamente falsos, mas que tiveram grande repercussão mediática, com efeitos negativos na aceitação dos planos de vacinação.

A disseminação da SARS-CoV 2 faz centrar na vacinação a melhor expetativa para suster a pandemia, e retoma a reflexão sobre os valores que a sua administração põe em confronto: a liberdade e a autonomia individuais e o benefício coletivo na promoção da saúde como um bem público global.

Esta conferência/debate conta com Maria Salomé Pais, Paula Alves, Henrique Barros e Maria do Céu Patrão Neves, e é moderada por Miguel Prudêncio.

Transmitida em ZOOM, e no canal Youtube da Academia de Ciências.Mais informação aqui.

Acesso sujeito a inscrição.