Uma viagem aos princípios da fotografia

Foto-grafia quer dizer escrita, ou desenho, com a luz e a imagem fotográfica mais antiga que hoje se conserva foi feita em 1826… Parece banal, mas já pensou que até essa data todas as imagens existentes eram desenhadas ou pintadas à mão?
Em três manhãs, é possível descobrir três grandes e muito antigos segredos da fotografia: como construir uma “câmara escura” para apanhar imagens do mundo, como desenhar com a luz numa folha de papel usando cores retiradas de plantas e como criar a ilusão da terceira dimensão (e sim, o 3D já tem mais de 150 anos!).
A Câmara Escura, ver o mundo de pernas para o ar
Quarta-feira, 9 de setembro
Uma câmara escura é um lugar mágico onde se pode ver o que nos rodeia projetado de pernas para o ar. Pode ser tão grande como um quarto escuro ou tão pequena como uma caixa de fósforos. A câmara escura foi descoberta há muitos séculos, e sem ela não teria sido possível inventar a fotografia e, depois, o cinema.
Fotografar com a Natureza: Antotipia
Quinta-feira, 10 de setembro
Vai conhecer-se um processo fotográfico muito antigo introduzido pelo inglês John Herschel, astrónomo e químico, chamado Antotipia (do grego antigo antho: flor). Nos seus estudos e experiências de química aplicados à fotografia, ele começou a criar imagens a partir de pigmentos extraídos de vegetais (como alimentos, flores e folhas) sensíveis à luz do sol.
Fotografia em 3D: como fazer imagens estereoscópicas
Sexta-feira, 11 de setembro
Nesta oficina tratar-se-á de estereoscopia, ou seja, far-se-ão fotografias em relevo destinadas a um visionamento em três dimensões, um processo fotográfico muito popular há mais de cem anos, na altura do aparecimento do cinema.
8-12 anos
Horário: 10h-13h
Marcações prévias até dia 30 de agosto
30 €
Local: