Este evento já ocorreu.

Tiago Miranda e Nuno Fernandes

Fotojornalismo

artes
11 novembro a 31 dezembro 2021
vários horários
Galeria de Santa Maria Maior
Tiago Miranda e Nuno Fernandes

Esta exposição fotográfica reúne olhares únicos de jornalistas sobre duas realidades distintas. As câmaras de Tiago Miranda e Nuno Pinto Fernandes com os textos de Raquel Moleiro trazem–nos os seus contributos, sem medo no olhar e na palavra.

O Dia em que a Terra se fez Mar de Tiago Miranda, fotojornalista do Expresso, com textos de Raquel Moleiro também jornalista do Expresso. A 30 de março de 2019, um Boeing 767 fretado pela Cruz Vermelha Portuguesa preparava–se para descolar da base aérea de Figo Maduro com uma dezena de elementos da organização e outros tantos jornalistas. Um terço da cabine de passageiros era ocupada por estes, nos restantes bancos estavam cuidadosamente colocados caixotes e caixotes de medicamentos, material médico e utilitários. Mais do que uma evidência física (não cabia mais carga no porão), tinha a força de uma metáfora, cada banco estava ocupado por uma possível vida, de esperança e de solidariedade.

O avião dirigia-se para uma das maiores catástrofes que Moçambique sofria nos últimos anos. A tempestade Idai tinha engolido a zona da Beira, levando consigo centenas de vidas e destruído um número incalculável de recursos, numa terra onde todo o bem é escasso. É naquele avião, ainda estacionado em Lisboa que se inicia o relato visual que esta exposição pretende ser, diz Tiago Miranda.

O Fim da Linha de Nuno Pinto Fernandes, fotojornalista freelancer. Calais é uma cidade do norte da França, de onde do outro lado do Canal da Mancha, é possível avistar a britânica Dover. É precisamente a proximidade do Reino Unido, que desde o fim da década de 1990, atrai muitos grupos de migrantes ilegais, na tentativa de encontrar um futuro melhor, do outro lado da fronteira. Nesta exposição, o fotojornalista pretende mostrar o que viveu e experienciou na The Jungle, a selva de Calais no Norte de França durante a sua estadia de 21 dias em outubro de 2016.

Segunda a sábado, das 15h às 20h


Local: