Este evento já ocorreu.

Sombras do Império

Segunda parte

ciência
30 outubro 2022 a 30 janeiro 2023
Padrão dos Descobrimentos
Sombras do Império

O Padrão dos Descobrimentos apresenta a segunda parte da exposição Sombras do Império. Belém, – Projetos, Hesitações e Inércia. 1941-1972, que revisita alguns projetos do Estado Novo para a Praça do Império e orla ribeirinha de Lisboa.

Esta mostra dá a conhecer a sucessão de planos urbanísticos e projetos de arquitetura cujo centro foi a Praça do Império. Menorizados ou até esquecidos pela historiografia, estes projetos revelam-se hoje particularmente significativos, pela escala e natureza das transformações que anteviam, pela orientação programática que preconizavam, pelo investimento de meios que implicariam, pela extensão do seu período de elaboração, em contraponto com o pouco que foi concretizado.

Na segunda fase desta exposição são revistas algumas realizações integradas nos planos para a zona: a envolvente da Torre de Belém e a sua extensão à ermida de São Jerónimo, no Restelo; o Museu de Marinha com o planetário, anexo ao Mosteiro dos Jerónimos;
a reconstrução do Padrão dos Descobrimentos, sobrepondo-se ao projeto vencedor do concurso para um monumento ao Infante D. Henrique, a materializar no promontório de Sagres.

Todos os dias das 10h às 18h (última entrada às 17h30)


Local: