Este evento já ocorreu.

Sessão de antecipação do Doclisboa’22

cinema
1 julho 2022
sex: 21h45
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Sessão de antecipação do Doclisboa’22

Como vem sendo habitual, a Cinemateca apresenta uma sessão que antecipa as retrospetivas que coorganiza com o festival Doclisboa. Este ano, uma das retrospetivas é temática e a outra é dedicada à obra de um realizador. Na sua 20ª edição, o Doclisboa irá apresentar uma extensa retrospetiva intitulada A Questão Colonial, a ter lugar na Cinemateca Portuguesa e nas
outras habituais salas do festival entre 6 e 16 de outubro, um programa que viaja entre 1950 e os dias de hoje, examinando a história da colonização, das guerras e da luta pela independência dos países africanos.

A retrospetiva de autor será composta pela apresentação da filmografia integral de Carlos Reichenbach (1945-2012). Um dos nomes essenciais do chamado Cinema Marginal, movimento surgido como reação ao Cinema Novo e à sua institucionalização, Carlos Reichenbach foi autor de mais de duas dezenas de filmes, entre curtas e longas, realizadas ao longo de mais de 40 anos de carreira, sendo um dos principais cineastas associados ao cinema da Boca do Lixo, região central da cidade de São Paulo.

Programa:
SANGUE CORSÁRIO
De Carlos Reichenbach, com Orlando Parolini, Roberto Miranda
Brasil, 1980, 10 min

SONHOS DE VIDA
De Carlos Reichenbach, com Patrícia Scalvi, Misaki Tanaka, Roberto Galante
Brasil, 1979, 10 min

CABASCABO
De Oumarou Ganda
França, Nigéria, 1969, 45 min / legendado em português

Duração total da projeção: 65 min | M/16 | sessão na esplanada


Local: