Sábados em família

em junho

cinema
1 junho a 29 junho 2024
sáb: 15h
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Sábados em família

Em junho, a Cinemateca Júnior apresenta:

Calças Compridas
de Frank Capra | intertítulos em inglês legendados em português | M/12 | Sessão acompanhada ao piano por Catherine Morisseau
Em Calças Compridas, Harry Shelby recebe seu primeiro par de calças compridas já bastante avançado na idade, mas ainda com uma criança a morar na cabeça. Muito cândido, apaixona-se por uma mulher fatal, traficante de cocaína. E desse amor louco resulta um enredo desconcertante, com um marcado humor negro. Realizado por Frank Capra, é uma das obras-primas do final da comédia burlesca americana e talvez o melhor filme de uma das suas maiores estrelas, Harry Langdon. A abrir a sessão uma reportagem produzida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) em 1975, promovendo uma Campanha de Dinamização Cultural e Ação Cívica junto dos moradores do Bairro Fim do Mundo, quevivem em barracas sem água e luz e cujas crianças não frequentam a escola.
1 jun: 15h

O Garoto de Charlot
de Charles Chaplin | mudo (versão musicada por Chaplin) com intertítulos em inglês e legendas eletrónicas em português | M/6
Primeira longa-metragem de Chaplin após as centenas de títulos de formato curto que o popularizam, mistura de burlesco e “pathos” (o sonho do paraíso, a criança abandonada), O Garoto de Charlot é um filme prodigioso, e hoje uma obra-prima da História do cinema. No papel do Vagabundo, Chaplin cuida da personagem do Garoto (que revelou Jackie Coogan lançando a moda dos “meninos-prodígios”), que toma por órfão e com quem estabelece uma ligação de compaixão e companheirismo na liberdade do sonho e das ruas da cidade. “Um filme com um sorriso – e, talvez, uma lágrima.” A apresentar em cópia digital.
8 jun: 15h

Por Água Abaixo
de David Bowers e Sam Fell | dobrado em português | M/6 | Sessão Descontraída
Por Água Abaixo, a primeira incursão dos estúdios Aardman na animação cem por cento digital, conta a história de Roddy St James, um sofisticado rato de estimação que vive numa luxuosa penthouse, e que por uma infeliz descarga de autoclismo acaba nos “cosmopolitas” esgotos de Londres, onde terá de aprender toda uma nova forma de vida.
15 jun: 15h

O Terceiro Tiro
de Alfred Hitchcock | M/12
Na encantadora paisagem outonal de Vermont, Harry é encontrado morto e apesar de aparentemente ninguém se abalar muito com isso, todos se sentem responsáveis. A vizinhança procura perceber como foi morto e porquê, e ainda o que fazer com o corpo. Uma comédia negra deliciosa do grande mestre Hitchcock. A exibir em cópia digital.
22 jun: 15h

Lassie
de Charles Sturridge | M/6
Depois do sucesso do filme de Fred M. Wilcox em 1943 – nomeado para um Óscar em 1944 e que encantou gerações de crianças de todo o mundo –, a heroína de quatro patas criada pelo escritor britânico Eric Knight (1897-1943), regressa ao grande ecrã numa nova versão. O jovem Joe Carraclough e os pais gostam muito da sua cadela Lassie. Mas o pai de Joe perde o emprego na mina e acaba por vender Lassie ao Duque de Rudling. Quando o Duque se muda para o norte da Escócia, Lassie escapa e começa uma jornada de mais de 750 km para reencontrar a sua família.
29 jun: 15h

Local: