Rodrigo Vila
Mecanismos da Memória
O artista luso-brasileiro Rodrigo Vila, na exposição inédita Mecanismos da Memória, apresenta fotografias de películas de filme Super 8, reveladas através de um processo artesanal com café, representando memórias da cidade de Lisboa.
Rodrigo Vila (Rio de Janeiro, 1980), num questionamento se as nossas memórias são imagens ou filme e numa tentativa de representação de uma memória da cidade, utiliza uma câmara de filmar Super 8, e películas antigas já expiradas, para capturar imagens da cidade que posteriormente revela, através de um processo artesanal com café, fotografa e amplia como que lembranças que surgem e crescem em nosso pensamento.
As fotografias geradas pelo artista são imagens desvanecidas que se tornam mais ou menos nítidas conforme as olhamos, onde o nosso cérebro adiciona detalhes e contexto. Como numa viagem pelo tempo, onde cada imagem pode remeter-nos para um tempo diferente do capturado, numa tentativa de atribuir as nossas próprias memórias às imagens de uma cidade análoga, presa no tempo, repondo-se insistentemente apesar das alterações da cidade real.
Segunda a domingo, das 10h às 20h
Local: